O teleférico é um dos principais pontos turísticos de Nova Friburgo. Ele sobe até o Morro da Cruz, que garante uma vista privilegiada da cidade.
Se você tiver um dia a mais de viagem, vale a pena esticar um pouquinho até a Cachoeira dos Frades, considerada a mais bonita da região serrana, localizada a 10 km do centro de Teresópolis.
Mas se você quiser incluir outros lugares da região serrana, como a Cachoeira dos Frades, Lumiar e São Pedro da Serra, fique de 4 a 5 dias cidade.
Ao todo, são cerca de 5,5 km de trilha bem intensa, passando por áreas verdes preservadas, além de construções antigas, cerejeiras e pássaros de várias espécies. Ao chegar na portaria, é necessário dar o seu nome para subir mais 630 degraus de uma escadaria íngreme. A subida é gratuita.
É uma das cachoeiras mais procuradas – e de feio não tem nada. O poço é uma pequena cachoeira de água geladinha, ótima para nada ou ficar boiando. O seu redor é cheio de areia, parecendo uma praia de água doce.
Considerada uma das principais cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro, a cidade começou a crescer no final do século XIX, graças à construção da Estrada de Ferro pelo Barão da cidade, com o objetivo de escoar a produção de café.
Além disso, este bairro tem algumas boas trilhas para caminhadas onde se pode apreciar a beleza natural da zona.
O bairro do Alto da Serra oferece aos viajantes uma atmosfera mais tranquila do que a que se pode encontrar noutras partes da cidade. Esta zona apresenta vistas deslumbrantes da sua alta elevação, bem como cafés e lojas de charme descontraídos.
Além disso, é o lar de vários parques com parques infantis e áreas recreativas onde os visitantes podem relaxar ou participar em atividades ao ar livre, tais como ciclismo ou observação de pássaros.
Mas o que mais surpreende em Lumiar são as paisagens naturais, uma das principais atrações da região, onde há trilhas que passam entre a mata que levam para belíssimas cachoeiras.
A cidade foi colonizada pelos suíços, fazendo com que seja conhecida como Suíça Brasileira, com elementos de arquitetura de inspiração europeia.
Além de tudo, Nova Friburgo ainda possui atrações ecoturísticas como cachoeiras e trilhas. Se você curtiu e quer saber mais, veja aqui algumas dicas do que fazer em Nova Friburgo.
Como chegar | o pico fica no bairro Cascatinha, podendo chegar de ônibus, carro ou moto. Depois é preciso seguir por um longo caminho de paralelepípedo até a entrada do parque. Você também pode chegar até a guarita do parque de moto ou carro, mas é preciso ter muito cuidado pois ocorrem deslizamentos na estrada.
A rede de hotelaria em Nova Friburgo tem aquele charme rústico da serra. Na cidade, você vai encontrar hotéis fazenda, resorts e pousadas que atendem a todos os estilos de viajantes – e bolsos.
A queda d’água forma uma piscina natural bem rasinha, ideal para quem viaja com crianças. A paisagem do lugar compensa o esforço de descer a trilha íngreme. Aproveite para renovar as energias!
Como chegar | O encontro dos rios fica na Estrada Serra-Mar, seguindo as placas para Casimiro de Abreu. Em 7 km, é só virar à direita, onde há uma placa indicando o “Encontro dos Rios”.
Hotéis fazenda, hostels, resorts… Nova Friburgo possui uma infinidade de opções de hospedagem que tendem a agradar a todos os bolsos. Esteja você buscando locais mais simples ou mais luxuosos, certamente vai encontrar o hotel ideal. Confira nossas sugestões a seguir:
A pedra realmente parece um cão sentado, medindo cerca de 111 metros de altura em uma altitude de 1100 metros acima do nível do mar. Sem falar da natureza ao redor que também dá um espetáculo.
O Pico Menor (2.260 metros) e o Pico Médio (2.280 metros) possuem uma caminhada difícil, e por isso necessitam de um guia.
Após sair da área urbana de Nova Friburgo as águas do Rio Bengalas vão em direção ao município de Bom Jardim. Exatamente no limite destes dois municípios (no pedágio da RJ-116) o Bengalas se encontra com o Rio Grande. Já o Rio Negro que tem as suas águas nascidas nas serras de Duas Barras e segue em direção ao município de Cantagalo. Os rios Negro e Grande se encontram no município de São Sebastião do Alto, na localidade de Guarani.