O sabugueiro é um arbusto com flores brancas e bagas pretas, também conhecida como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, cujas flores podem ser utilizadas para preparar um chá, que pode ser usado como auxiliar no tratamento da gripe ou resfriado.
Outra lenda afirma que dá azar para toda a vida cortar um sabugueiro e, caso a atividade ocorra durante a noite, o responsável dificilmente chegará ao amanhecer com a saúde perfeita.
No entanto, seus frutos não amadurecidos, casca e folhas também são conhecidos por serem altamente tóxicos e causarem problemas estomacais. Entenda:
Além disso, os frutos do sabugueiro podem ser cozidos e usados para fazer geleias, chutneys, tortas e vinho. As flores brancas são cozidas com açúcar para fazer xarope ou chá de sabugueiro. E também podem ser consumidas frescas em saladas (confira aqui estudo a respeito: 1).
Mas o que é essa planta? O sabugueiro é uma árvore que pode ter de três a seis metros de altura e possui a copa em um formato arredondado. É ramificado e suas flores brancas e pequenas se juntam em corimbos. Elas também são actinomórficas, que podem ser dividas em metades simétricas, pentâmeras, com a simetria podendo ser dividida em cinco partes e hermafroditas. Suas flores também são conhecidas por exalarem um perfume considerado agradável.
Suas bagas contêm tânico, uma substância que contêm tanino, que por sua vez age como anti-inflamatório e cicratizante. Elas ainda têm solina, óleo essencial, resinas, hidratos de carbono, glicose, albumina, valeriânico e os ácidos málico e tartárico.
Um estudo de 2019 descobriu que o sabugueiro protege contra a gripe e outros ataques virais, impedindo que o vírus entre e se replique nas células humanas.
Cortam-se todos os cimos com as bagas maduras, à tesoura, e separam-se as bagas em casa com um garfo. Se não se consumirem frescas, deixá-las secar, durante alguns dias, numa única camada expondo-as depois ao calor artificial (mas não a um forno muito quente).
Diurético; reumatismo; artrite e gora; nefrite; cálculos renais: coloque 1 colher de chá de entrecascas picadas em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara d, de 3 a 4 vezes o dia, sendo a última dose antes das 17:00 horas.
Nas folhas, encontra-se na proporção de até 0, 1 % o glicósido samburigina-amigdalina (e emulsina), o qual dá lugar a glicose, óleo de amêndoas amargas (benzaldeído) e ácido cianídrico (HCN). As flores têm, além disso, pequenas quantidades de amigdalina, saponinas, um óleo essencial e éter. Na casca encontra-se uma resina de efeito drástico e nas bagas pretas tirosinas com abundância de vitaminas A, D e C. São mais ricas em vitaminas B do que qualquer outra variedade.
Além de todos os benefícios do chá de sabugueiro já citados, esse chá tem, ainda, propriedades laxantes que podem auxiliar o funcionamento do intestino, o que reduz o risco de hemorroidas e também alivia a prisão de ventre.
Apesar dos muitos benefícios à saúde associados a esta planta medicinal, existem vários efeitos colaterais do sabugueiro a serem considerados. Frutos maduros e cozidos da maioria das espécies de Sambucus são comestíveis.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais
Por outro lado, uma pesquisa que analisou 64 pessoas descobriu que tomar 175 mg de pastilhas de extrato de sabugueiro por dois dias resultou em melhora significativa dos sintomas da gripe, incluindo febre, dor de cabeça, dores musculares e congestão nasal.
Apesar de ser nativa do continente europeu e do norte da África, a disseminação ampla do sabugueiro ao redor do mundo gerou diversas histórias sobre a planta. Ainda hoje o sabugueiro é objeto de lendas, folclore e superstições em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil.
Sabugueiro é um alimento de baixa caloria, repleto de antioxidantes – 100 gramas de frutas frescas contêm 73 calorias, 18,4 gramas de carboidratos e menos de 1 grama de gordura e proteína. Além disso, ele tem muitos benefícios nutricionais, como:
Popular também na literatura e no cinema, o sabugueiro é protagonista na história dos três irmãos em Os Contos de Beedle, o Bardo, na saga Harry Potter. Nessa história, a varinha mais potente e mais forte do mundo, capaz de matar qualquer outro bruxo, teria sido fabricada com a madeira do sabugueiro. Aos fãs, vale lembrar também que a própria varinha de Harry Potter e de Voldemort, os dois protagonistas, foram igualmente fabricadas com madeira de sabugueiro.
Vários estudos encontraram benefícios para apoiar o uso do xarope de sabugueiro também para sintomas de gripe. Especificamente, os flavonoides do extrato, se liga ao vírus da influenza H1N1, bem como ao vírus da influenza aviária H5N1.
Estou tomando o chá de sabugueiro 3 X ao dia com intuito de con bater uma alergia que está causando coceiras pelo corpo, principalmente no peito e costas. Sinto que está estabiluzada , mas continua e isto já faz 1 mês.
Utilizado em resfriados e gripes para provocar sudação abundante e uma ação depurativa e descongestionante. É muito utilizada em casos de sarampo, rubéola e escarlatina. Combate também afecções da garganta e conjuntivites.
O sabugueiro possui folhas grandes. Seus ramos apresentam uma medula branca, esponjosa e resinosa. Já as bagas são redondas, com coloração negra ou violeta e no seu interior trazem duas sementes ovais.
Um dos benefícios mais bem estudados do xarope de sabugueiro é suas poderosas propriedades imunológicas. As bagas contêm compostos químicos chamados antocianidinas, que são conhecidos por terem efeitos de aumentar a função imunológica e inibir o resfriado e a gripe.