No Brasil, a teledramaturgia é sucesso e faz parte da rotina de muitas famílias. Na Rede Globo, a primeira delas, 'O Ébrio', foi exibida há 56 anos e, quando analisada, levanta uma questão interessante: as obras nas telinhas cresceram junto com grande parte da população - ganhando valores nostálgicos e emocionais para alguns. Hoje, com os serviços de streaming em alta e a facilidade de acesso à internet, as novelas antigas da Globo voltaram à tona e podem ser revistas a qualquer momento.
Em Tropicaliente, de Walther Negrão, Letícia (Silvia Pfeifer) é uma jovem de 17 anos que contraria a família a ir morar com sua grande paixão, o pescador Ramiro (Herson Capri), sete anos mais velhos que ela. Em uma das pescas do rapaz, ele passa três meses em alto-mar, fazendo com que sua amada pense que foi abandonada.
Baseada na peça 'O Berço do Herói', Roque Santeiro é uma das novelas antigas da Globo mais famosas nos dias atuais. Escrita por Aguinaldo Silva e Dias Gomes, a trama ficou no ar entre 1985 e 1986 e conta a história do coroinha Luís Roque Duarte, que era conhecido como Roque Santeiro por esculpir imagens de santos.
Um dos títulos recentemente reprisados no Vale a Pena Ver de Novo, 'Laços de Família' é um clássico. Escrita por Manoel Carlos, a trama conta a história da família de Helena, que vive conflitos internos - como mãe e filha apaixonadas pelo mesmo homem - e um câncer severo em uma das integrantes.
O homem é condenado a 19 anos de prisão depois do chefe, que flagrou o crime, depor contra ele no tribunal. A segunda fase da novela é marcada pelo retorno do homem, depois de cumprir a pena. Estão no elenco: Tony Ramos, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudia Raia, Edson Celulari, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Juca de Oliveira, Cláudia Jimenez, Natália do Vale, Maitê Proença e Adriana Esteves.
Um boato na cidade garante que o personagem morreu tentando defender a pequena cidade do interior - história que tornou Santeiro um herói local -, mas tudo muda quando a verdadeira história ganha força e Roque Santeiro, vivo, retorna ao local.
'O Rei do Gado' é um clássico da Globo e, neste ano, completou 25 anos de sua exibição original, em 1996. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama conta a história de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) - fruto de um relacionamento proibido, formado por integrantes de famílias inimigas - que cresce se torna um dos maiores criadores de gado do país.
Crescido, o Rei do Gado sabe que o ódio separou a família dos pais e as questões do passado voltam à tona conforme o desenrolar do folhetim. Patrícia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires e Fábio Assunção estão no elenco.
Mais uma novela das 20h em nossa lista, 'Torre de Babel' foi exibida entre 1998 e 1999. Escrita por Silvio de Abreu, a novela é dividida em duas fases e conta a história de Clementino, pedreiro que mata a mulher ao flagrá-la tendo relações com outros homens no dia da inauguração de uma de suas maiores obras.
O valor da versão paga do Globoplay pode variar de acordo com o plano escolhido - o que significa que, na versão mais simples, o usuário precisa pagar R$22,90 por mês. Tudo sobre as novelas você encontra no DCI.
'Vale Tudo' é uma das novelas antigas mais famosas da Globo. Na trama, exibida no final dos anos 80, Gilberto Braga e Aguinaldo Silva abordam a inversão de valores e a corrupção que assolavam o país na época, destacando o conflito de mãe e filha como história central: Raquel Accioli (Regina Duarte) é o oposto da filha Maria de Fátima (Gloria Pires).
Uma das novelas de Gloria Perez mais lembradas pelo público, América nunca foi reprisada pela emissora. A trama gira em torno de Sol (Deborah Secco), uma jovem que sonha em morar nos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida. Ela namora Tião (Murilo Benício), um homem do interior que tem como objetivo se tornar um campeão de rodeios, mas decide abandoná-lo para atravessar ilegalmente para o país norte-americano.
Apesar de aparentemente idênticas, Ruth e Raquel são extremamente diferentes - o que gera diversos conflitos ao longo da novela. Estão no elenco: Vivianne Pasmanter, Guilherme Fontes, Marcos Frota, Laura Cardoso, Sebastião Vasconcelos, Paulo Goulart e Susana Vieira.
Escrita por Lauro César Muniz, 'O Salvador da Pátria' foi a novela das 20h exibida entre janeiro e agosto de 1989. A trama, protagonizada por Lima Duarte, conta a história de um deputado, considerado o homem mais poderoso da região de Ouro Verde, que escolhe Sassá Mutema para se casar com sua amante e, assim, desviar atenções de seu adultério.
O telespectador é o único que sabe quem Nice é de verdade, uma vez que entre os outros personagens, a moça é vista como "um anjo". Ao longo da história, a mãe de Nice é a única que consegue perceber a perversidade da filha.
Para os amantes da teledramaturgia, o Globoplay conta uma página extensa de títulos, que é atualizada frequentemente com novelas antigas da Globo que estão sendo trabalhadas e editadas para migrar para o serviço digital. Muito conteúdo já está disponível, por isso, separamos os 13 melhores títulos da emissora para assistir online, em 2021.
Em Sassaricando, Aparício Varela (Paulo Autran) vive uma vida de luxo ao lado de sua esposa tirana Teodora Abdala (Jandira Martini), mas não está feliz apesar de todo o conforto que tem.
Originalmente exibida no horário das 20h, 'Anjo Mau' foi exibida entre 1997 e 1998. Escrita por Maria Adelaide Amaral, a trama é um remake de uma produção de mesmo nome e conta a história de Nice, uma mulher ambiciosa e dissimulada que esconde a verdadeira personalidade de todos.
Sucesso de Manoel Carlos, Por Amor foi protagonizada por Regina Duarte em mais um papel de Helena. A trama conta a história da mãe e da filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), que engravidam na mesma época e vão juntas para o hospital parir suas crianças.