EQST

O Que Voc Entende Por Fatores De Risco E Fatores De Proteço?

O que você entende por fatores de risco e fatores de proteção?

O conceito de fator de risco já está bem delimitado, mas fatores de proteção e resiliência ainda se misturam. Os fatores de risco se referem às variáveis ambientais que aumentam a probabilidade de que ocorra algum efeito indesejável no desenvolvimento.

Como podemos definir fatores de risco?

Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Qual é a diferença entre risco e fator de risco?

Por outro lado, Perigo corresponde a qualquer situação ou circunstância com potencial de causar um dano. Fator de Risco é uma expressão que corresponde ao perigo.

Quais são os múltiplos fatores de risco na determinação das doenças Cite exemplos?

Conheça os 10 maiores fatores de risco para doenças
  • Hipertensão. ...
  • Tabagismo. ...
  • Alcoolismo. ...
  • Poluição dentro de casa. ...
  • Baixo consumo de frutas. ...
  • Obesidade. ...
  • Diabetes. ...
  • Baixo peso infantil.
Mais itens...

O que são fatores de proteção?

Fatores de proteção são descritos como “recursos pessoais ou sociais que atenuam ou neutralizam o impacto do risco” (Eisenstein & Souza, 1993, p. 19- 20). Mais difícil do que identificar a relação entre risco e desenvolvimento mental é a identificação e a descrição de como atuam os mecanismos de proteção nesta relação.

Quais são os fatores de proteção?

Fatores de proteção são descritos como “recursos pessoais ou sociais que atenuam ou neutralizam o impacto do risco” (Eisenstein & Souza, 1993, p. 19- 20). Mais difícil do que identificar a relação entre risco e desenvolvimento mental é a identificação e a descrição de como atuam os mecanismos de proteção nesta relação.

Quais são os fatores de risco e proteção dos adolescentes?

Os resultados apontaram que os fatores de risco predominantes, na percepção dos entrevistados, são as amizades, conflitos familiares e questões relacionadas com a evasão e a baixa frequência escolar, enquanto os fatores de proteção são o diálogo e o relacionamento familiar e projeto de vida.

O que é fator de risco SST?

Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

O que é risco e perigo exemplos?

Em outras palavras: é a probabilidade de lesão ou morte. Aqui vão alguns exemplos de risco: perda de membros, intoxicação, ter problemas em qualquer parte do corpo por conta das condições onde se trabalha. Já o perigo, por sua vez, é referente á situações que podem lhe causar danos, lesões ou levando à morte.

Quais são os fatores de risco modificáveis?

Os fatores de risco modificáveis estão relacionados com hábitos de vida, como o tabagismo, etilismo, sedentarismo, estresse, obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemias. O objetivo é analisar os fatores de riscos modificáveis para as doenças cardiovasculares em mulheres hipertensas.

São considerados fatores de risco não modificáveis para o câncer?

Os fatores de risco modificáveis se referem principalmente aos hábitos de vida sendo passíveis de mudança. Já os fatores não modificáveis são a herança genética e questões hormonais, inerentes à pessoa.

Quais são os fatores de risco e de proteção familiar frente às situações de violência?

Os resultados sugerem que, dentre os fatores de risco estão: dificuldades no relacionamento familiar, repetição da história familiar de gestação, a ocorrência de gestações sucessivas durante a adolescência, falta ou inadequação da orientação sexual, quantidade de apoio familiar recebido, situações de violência, crenças ...

Quais os fatores que interferem no desenvolvimento infantil?

Fatores extrinsecos e intrínsecos podem influenciar no desenvolvimento infantil, tais como: condições nutricionais, ambientais, a estimulação familiar, o padrão cultural, o nível educacional e socioeconômico da família.

O que são fatores protetivos?

Já os fatores protetivos são características individuais e/ou ambientais que minimizam os efeitos da situação de risco (Garmezy, 1983); são classificados em três grupos: (i) atributos disposicionais pessoais (ex.: autoestima e crenças de autoeficácia); (ii) laços afetivos no sistema familiar e/ou em outros contextos ...

Quais os fatores de proteção e de risco na adolescência?

Como principais fatores de proteção familiares para promover comportamentos adolescentes saudáveis, os autores apontam: um relacionamento positivo entre pais e criança, método positivo de disciplina, monitoramento e supervisão, comunicação de valores e expectativas pró-sociais e saudáveis.

Quais os riscos na adolescência?

“Para a grande maioria dos adolescentes”, escrevem os pesquisadores, “esse período de desenvolvimento passa sem dependência de substâncias, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, homicídio, depressão, suicídio ou morte devido a acidentes de carro”.

Quais são os perigos da adolescência?

Muitas vezes os jovens praticam algumas atitudes com o corpo como forma de punição e castigo pelo ato de comer, algumas das doenças são: bulimia, anorexia e transtorno de atração.