O que variante de Dandy Walker? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A variante de Dandy Walker é uma forma menos grave e mais comum da Síndrome de Dandy Walker, onde há a existência de um vermis residual, podendo haver ou não alargamento da fossa posterior e dilatação ventricular. O quarto ventrículo é grande, porém menos dilatado e melhor formado do que na síndrome clássica.
O que é um cisto Aracnoide?
Os cistos aracnoides são coleções de líquido localizadas entre as membranas que cobrem o cérebro (e também o restante do sistema nervoso central: cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal).
O que é cerebelo na ultrassom?
O cerebelo, órgão do sistema nervoso infratentorial, deriva da parte dorsal do metencéfalo e situa-se dorsalmente ao bulbo e à ponte, delimitando parte do quarto ventrículo. Distingue-se no cerebelo uma porção mediana, o vérmis, ligado a duas grandes massas laterais, os hemisférios cerebelares(2).
O que é síndrome de Walter?
A síndrome de Vater, também conhecida como associação de VACTERL, trata-se de uma síndrome extremamente rara, caracterizada por um conjunto de anomalias e defeitos congênitos que acomete diversas estruturas e órgãos. Foi descrita pela primeira vez no ano de 1972, por Quan e Smith.
O que pode causar cisto Aracnoide?
Os cistos aracnóides primários são causados por um crescimento anormal do cérebro ou da medula espinhal durante o desenvolvimento do bebê. Já os cistos aracnóides secundários podem ser causados por várias situações, como ferimentos ou complicações no cérebro ou na medula espinhal, infecção como meningite ou tumores.
Qual a medida do cerebelo?
RESULTADOS: o volume do cerebelo fetal variou de 1,14 mL (20ª semana) à 10,95 mL (32ª semana). O volume do cerebelo fetal foi altamente correlacionado com a idade gestacional (r = 0,94, p < 0,001) e com todos os parâmetros do crescimento fetal (p < 0.001).
O que causa a síndrome de Vater?
A síndrome de VATER é um acrônimo que descreve uma constelação de defeitos congênitos que atinge 16 de cada 100.000 nascidos vivos. Acredita-se que esteja associado a uma mutação genética, mas o gene exato responsável ainda é desconhecido.