O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.
De modo geral, a receita líquida é a quantidade de dinheiro gerada pela empresa ao realizar suas atividades. Ou seja, se trata do resultado financeiro da empresa após a dedução de impostos, devoluções e descontos concedidos.
Isso quer dizer que a receita é tudo o que a companhia ganha com venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, etc. As receitas fazem parte do cálculo dos lucros, representando o lado positivo da conta, e podem determinar um acréscimo no patrimônio da empresa.
16 - Receita de Serviços: é o ingresso proveniente da prestação de serviços de atividades comerciais, financeiras, de transporte, de saúde, de comunicação, de armazenagem, e serviços científicos e tecnológicos de metrologia e outros serviços.
Entre elas, as principais são:
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).
Receitas operacionais são as provenientes do objeto de exploração da empresa ou de sua atividade principal e classificam-se em: Receita da atividade técnica ou principal, que diz respeito à atividade principal da empresa, como venda de produtos, mercadorias ou serviços.
Receita operacional = Receita bruta – Custo das mercadorias vendidas – Despesas operacionais. As despesas operacionais incluem todos os custos associados à execução das principais atividades de negócios. Por exemplo, despesas de vendas, gerais e administrativas, depreciação e amortização e outras despesas.
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
O ebit vem da sigla em inglês “Earnings Before Interest and Taxes”. Em tradução livre quer dizer “lucro antes dos juros e tributos”. Por comodidade, o termo em inglês é mais utilizado do que um provável termo em português (LAJIR). Em resumo, o ebit diz respeito apenas ao lucro operacional da empresa.
O cálculo necessita do lucro operacional líquido que pode ser descoberto com a fórmula:
Earnings Before Interest and Taxes (EBIT), com seu significado em português "Lucro Antes de Juros e Impostos", é uma medida do lucro da organização. No Brasil, este resultado é apresentado na demonstração de resultado do exercício por meio do LAJIR, ou também, Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda.
Como você viu, a margem EBIT indica a proporção do EBIT em relação à receita líquida. O indicador é útil para seus investimentos. Afinal, o EBIT indica o lucro depois de descontados os custos operacionais e administrativos, bem como amortização e depreciação.
Ele é a receita líquida da empresa, deduzida de todos seus custos de produção (exceto juros e impostos). ... Na prática, a margem operacional relaciona os conceitos de lucro operacional e de receita líquida para medir a eficiência de uma empresa.
Como calcular margem de lucro no Excel Você só precisará preencher sempre as três primeiras colunas. 2) Na segunda linha da coluna do Lucro, coloque a fórmula =B2-C2 e aperte o . Ele já dará o resultado automaticamente.