A pesquisa documental é um tipo de pesquisa que utiliza fontes primárias, isto é, dados e informações que ainda não foram tratados científica ou analiticamente. ... Por essa razão, é um tipo de pesquisa bastante utilizado nas ciências sociais e humanas.
A pesquisa documental é semelhante à análise de conteúdo, que envolve o estudo de informações existentes registradas em mídia, textos e itens físicos. Aqui, a coleta de dados de pessoas não é necessária para conduzir pesquisas. Portanto, este é um excelente exemplo de pesquisa secundária.
Pesquisa Documental
Exploração do Material
A pesquisa documental consiste basicamente em três etapas: a pré-análise, a organização dos documentos e a análise dos resultados. Na fase de pré-análise, o pesquisador definirá quais são os objetivos da pesquisa documental, ou seja, quais perguntas pretende responder a partir da análise dos dados.
Fontes históricas documentais, a exemplo de atas da câmara municipal, atos administrativos de governos, fotografias, periódicos (jornais, revistas e boletins) e documentos de origem oral, constituem-se como elementos metodológicos fundamentais para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o trabalho e a educação.
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de caráter exploratório. Seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. Em outras palavras, busca compreender o comportamento do consumidor, estudando as suas particularidades e experiências individuais, entre outros aspectos.
Pesquisa quantitativa é uma técnica utilizada para coletar informações de natureza numérica e que serão analisadas usando métodos estatísticos. A coleta de dados neste tipo de pesquisa é obtida usando um método estruturado e é feita em grandes amostras de respondentes. ...