O Que Uma Leucoplasia?

O que uma leucoplasia

Leucoplasia é quando surgem placas ou bolinhas brancas na língua e, por vezes, no interior das bochechas ou nas gengivas. Acontece devido ao espessamento da camada superficial de queratina da língua e não provoca dor, queimação ou coceira. Também não é possível remover as placas em casa, sendo importante consultar o dentista.

Não existe um agente causador específico, mas múltiplos fatores que podem aumentar as chances de desenvolvimento da alteração. Grande parte desses fatores está relacionada aos hábitos de vida, como o tabagismo.

Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas surgem em função do espessamento da camada superficial de queratina da boca, resultando no surgimento de manchas e/ou placas esbranquiçadas na cavidade oral, especialmente na língua, gengivas ou parte interna da bochecha.

Já no tratamento tópico, os medicamentos prescritos tendem a ser o ácido retinoico ou podofilina, ambos nas lesões da língua. Porém, podem retornar se o medicamento não for usado com regularidade e constância.

van der Waal, I. (2019). Oral leukoplakia: present views on diagnosis, management, communication with patients, and research. Current Oral Health Reports, 6(1), 9-13. doi:

Quais são os sintomas?

Quais são os sintomas?

É possível prevenir a leucoplasia oral cuidando para evitar os agentes que podem dar origem ao problema. Como o tabaco e o álcool. Se for um hábito difícil de deixar de lado, converse com seu médico, pois existem métodos muito eficientes que podem ajudar você a deixar o cigarro ou a bebida.

Cerca de 3 em 4 pessoas que fazem uso desta substância desenvolvem o problema. Além disso, o consumo excessivo e a longo prazo de bebidas alcoólicas ou de outros produtos irritantes crônicos pode contribuir para o diagnóstico.

O diagnóstico da leucoplasia envolve, em primeiro lugar, que o médico ou dentista examine sua boca e descarte toda e qualquer outra causa possível. O médico ou dentista excluirá os primeiros sinais de câncer, com exames que podem incluir:

Outros sintomas incluem manchas cinza que não podem ser removidas ou raspadas, áreas irregulares ou de textura plana (bem como aquelas que podem parecer espessas ou endurecidas) ou até o aparecimento de lesões vermelhas elevadas (chamadas eritroplasias), que são as mais sugestivas de alterações pré-cancerosas que ocorrem na boca.

Leucoplasia peluda: essa leucoplasia oral, muitas vezes, é confundida com sapinhos, que também são caracterizados por manchas brancas. Mas nesse caso, elas tendem a surgir nas laterais da língua e se assemelham a cristas ou dobras.

Sinais e sintomas da leucoplasia

<strong>Sinais e sintomas da leucoplasia</strong>

A principal causa da leucoplasia é o uso frequente de cigarro, mas também pode ser provocada pelo uso de substância irritantes, como ingestão frequente de bebidas alcoólicas, por exemplo, sendo mais comum em homens com idade compreendida entre os 40 e 60 anos de idade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Existe tratamento para leucoplasia?

Diversos fatores podem influenciar no desenvolvimento da leucoplasia. Dentre eles, destacam-se alguns hábitos de vida, como o uso frequente de cigarro. 

When viewing this topic in a different language, you may notice some differences in the way the content is structured, but it still reflects the latest evidence-based guidance.

O médico ou dentista também fará perguntas a você, para identificar comportamentos ou mudanças de hábitos que possam estar afetando sua condição. Responda as perguntas com toda a franqueza, para que ele consiga indicar o tratamento mais eficaz o mais rápido possível.

Page:

A presença de manchas brancas no interior da boca sempre deve ser motivo de preocupação, pois esse é um sintoma característico de leucoplasia. Embora não seja um câncer, pode evoluir e tornar-se uma neoplasia.

Ao final da análise, será emitido um laudo anátomo-patológico, contendo os resultados das análises. Dessa forma, o paciente deverá levá-lo ao médico/dentista para que possa tomar a conduta mais adequada. Em geral, o serviço de análise da biópsia leva até 10 dias úteis para ficar pronto.

É um termo muito utilizado clinicamente e não implica necessariamente em uma alteração específica no tecido em questão. Na maioria dos casos, a leucoplasia surge como um diagnóstico de exclusão de outras alterações na mucosa de aspecto semelhante.

Como é causada?

Entretanto, a real natureza de uma leucoplasia só pode ser confirmada por meio da biópsia e análise anátomo-patológica. Na biópsia, remove-se uma pequena parte da área suspeita da lesão ou a lesão na totalidade para análise microscópica. Esse tipo de exame pode exigir o uso de anestesia local ou geral, a depender da região afetada e extensão do procedimento.

Se você reconhecer os sinais ou sintomas de leucoplasia na boca, entre em contato com o médico ou dentista para poder começar a receber o tratamento adequado para afastar esse problema.

Principais sintomas

Principais sintomas

Uma observação importante de ser feita aqui, é que cânceres que surgem na boca quase sempre são indolores. Mas a dor tende a surgir quando a condição já está bem avançada. Por isso, é preciso ter atenção a leucoplasia oral, consultando um profissional para avaliar a condição.

Já em casos mais graves, o tratamento pode envolver a remoção das manchas por cirurgia. “Conforme protocolo médico, se a leucoplasia for maligna e um câncer é diagnosticado, além de realizar o tratamento, é essencial manter o acompanhamento após a remissão da doença. Assim, por esse e outros motivos (como a idade), é muito importante manter o check-up anual em dia”, finaliza Dra Fernanda.

Dra. Fernanda explica que a leucoplasia é uma alteração benigna, ou seja, não gera problemas graves à saúde da pessoa. Contudo, em alguns casos, também pode se transformar em câncer.

Porque o canto da boca fica branco?

Saburra e placa bacteriana A saburra é uma camada de cor esbranquiçada, amarelada ou amarronzada formada por bactérias e restos de alimentos que se aloja na língua. Pode acontecer ainda em razão da baixa produção de saliva e do descamamento natural da cavidade bucal. É uma das principais causas do mau hálito.

Estou com uma mancha branca nos lábios o quê?

Herpes simples labial, quelites fúngicas, infecções bacterianas e manifestações orais de doenças auto imunes estão entre as principais hipóteses diagnósticas. Procure otorrinolaringologista, especialista médico cujo campo de atuação envolve a estomatologia - estudo das doenças da boca.

Como tirar mancha na boca?

O suco de limão é um dos agentes clareadores mais eficientes. Aplique o suco de limão em volta da boca e lábios, sobre a pele escura e esfregue suavemente. Deixe passar a noite inteira e lave pela manhã. Em breve, você obterá excelentes resultados ao se livrar das manchas ao redor da boca.

O que pode ser uma mancha escura nos lábios?

Geralmente nós brasileiros possuímos , devido a miscigenação, quantidade de melanina ( pigmento da pele ), este fato pode causar a chamada gengiva tigroide a qual apresenta pequenas manchas amarronzadas. Ha sim tratamento procure um Periodontista ou um Cirurgião dentista especializado em estética.

Como tirar manchas pretas nos lábios?

Essas manchas normalmente estão relacionadas a fungos, assim devemos usar um antifúngico. A triancinolona acetonida é um antibiótico (precisa de receita para comprar) pode até melhorar a mancha por ela estar hidratada, mas pode ter efeitos adversos, piorando o caso, o que não desejamos!

Quais os sintomas do câncer de lábios?

Quais os sintomas do câncer de boca?

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

O que significa pinta nos lábios?

Também pode representar a necessidade de mudança ou de viagens, porque o queixo está sempre me movimento. Os que têm a pinta na de cima do lábio gostam de apreciar boa comida, são generosos e sabem apreciar as coisas boas da vida. Uma pinta na parte inferior significa que seus filhos serão bem sucedidos.

Qual é o significado das pintas?

Sinais ou pintas representam o poder através do conhecimento e a proteção divina. Indica a agilidade. Pessoa correta, que não gosta de injustiças. Tranqüila, sensata e cordial, é incapaz de prejudicar o próximo em benefício pessoal.

O que as pintas revelam?

De uma forma ou de outra, as pintas, manchinhas e marquinhas na pele podem ser interpretadas e apontar traços da nossa personalidade. Vou listar alguns mais comuns. Boca (acima/abaixo): Revela a sensualidade e caminhos abertos para a carreira artística.

Qual o significado dos sinais de nascença?

Uma marca ou mancha de nascença é uma irregularidade congênita e benigna na pele que aparece ao nascimento ou após o mesmo, geralmente até um mês de vida.

Por que as pessoas tem pintas?

A nossa pele pode ser mais clara ou mais escura devido a uma substância chamada melanina, que é produzida pelas células que existem lá. As pintas são lugares onde a melanina ficou acumulada. É como se você pintasse uma folha de papel de uma cor só, mas depois disso deixasse cair respingos de tinta em alguns pontos.

Quando aparece manchas roxas no corpo o que pode ser?

Em muitos casos, a mancha roxa é a consequência de um hematoma causado por uma pancada ou queda. Ele se desenvolve quando pequenos vasos sanguíneos sob a pele se rompem. Com o impacto, o sangue vaza para os tecidos sob a pele e causa a cor roxa e dor no local.

Como são as manchas de impinge?

O sintoma mais característico de impingem é o aparecimento de uma mancha vermelha na pele, arredondada e com bordas bem definidas que podem descamar e coçar.