A broncoaspiração consiste na entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores. No perioperatório, pode haver a aspiração imprópria de conteúdo gástrico ou da orofaringe.
A contração da musculatura dos brônquios leva a dificuldade de respirar, pois é por eles que o ar entra e sai dos pulmões. O broncoespasmo também pode ser definido como uma contração das vias áreas pequenas e em alguns casos, podem ocorrer tontura e fraqueza.
Olá Murilo, geralmente o broncoespasmo não é causado por um único problema. É decorrente de exacerbações de doenças respiratórias já existentes, como gripes e resfriados, da inalação de produtos tóxicos ou de partículas que desencadeiam reações alérgicas, assim como do descontrole de doenças cardíacas.
A broncoaspiração é a entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória. Essa condição pode ocorrer pelo enfraquecimento dos músculos usados na deglutição, o que pode causar a dificuldade no ato de engolir, também conhecida como disfagia.
A broncoconstrição é o estado no qual o músculo liso presente na parede brônquica se contrai levando a uma redução na passagem de ar pelas vias aéreas. Consequentemente, o fluxo de ar torna-se turbulento desencadeando sons conhecidos como sibilos, roncos ou estertores.
Os fatores ambientais são representados pela exposição à poeira, infecções virais, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, fumaça de cigarro, irritantes químicos e poluição ambiental, mudanças climáticas, exercícios físicos vigorosos, estresse emocional e até mesmo alguns tipos de medicamentos.
Cerca de 80% das pessoas com asma sofrem crises quando expostas a alguma substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear uma crise.
Para o tratamento de sintomas de asma, há três tipos de broncodilatadores: beta-agonistas, anticolinérgicos e xantinas. Estes broncodilatadores estão disponíveis para inalação, por comprimido, líquido e formas injetáveis, mas o método mais utilizado para os beta-agonistas e anticolinérgicos é por inalação.
Alguns estudos sugerem que uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, peixes, azeite de oliva, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha grão-de-bico ou soja), oleaginosas (nozes, castanhas, avelã), alimentos integrais (arroz, massas, pães, biscoitos) e cerais integrais (aveia, centeio, cevada), que são ...
O que fazer para aliviar a crise de asma
“Existem teorias de que poderia estar relacionado com o ritmo circadiano do corpo (ciclo de 24 horas). Níveis de hormônios, como o do hormônio do estresse (cortisol), mudam durante a noite, o que afeta as vias aéreas.
Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.
Gripou? Descubra agora mesmo como dormir bem