O óvulo, ou ovócito secundário, é o gameta feminino produzido no ovário. Essa célula apresenta várias camadas e é responsável pela reprodução. Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução.
Folículos ovarianos são bolsas de líquido existentes aos milhares dentro dos ovários. Dentro de cada um desses folículos, pode ser encontrado um óvulo (também chamado oócito).
Em torno das 18-22 semanas de vida fetal, o número de folículos pode variar de 35 mil até 2,5 milhões, com uma média de 300 mil. Já no início da vida reprodutiva, ao redor dos 13 anos, o número pode variar de 1,5 milhões até 21,3 mil folículos.
Ainda não há uma resposta consensual na literatura médica para determinar o número ideal de óvulos para a fertilização in vitro. Alguns trabalhos sugerem que uma quantidade boa seja entre 8 e 14 óvulos, o que muitas vezes é suficiente para formar embriões de boa qualidade para a transferência embrionária.
Ovários multifoliculares é uma alteração ginecológica em que a mulher produz folículos que não atingem a maturidade, não havendo ovulação. Esses folículos liberados ficam acumulados no ovário, levando a formação de pequenos cistos e ao surgimento de alguns sinais e sintomas como menstruação irregular e cólicas fortes.
1- Estimulação da Ovulação Normalmente, a mulher desenvolve um único folículo por ciclo. No processo de FIV-TE existe uma necessidade de um número maior de folículos maduros, pois na maioria das vezes, nem todos os óvulos coletados são fecundados.
Por isso, se você busca aumentar a fertilidade e melhorar as chances de engravidar, procure comer alimentos que ajudem ao bom funcionamento dos hormônios sexuais e a estimular a maturação dos óvulos e a qualidade dos espermatozoides, como frutas, verduras, legumes, nozes, castanhas e peixes.
A ovulação dentro do ciclo menstrual Nos primeiros dias, a hipófise aumenta a produção do hormônio folículo estimulante (FSH) que estimula o amadurecimento de três a 30 folículos. Nesse período também cresce a produção do hormônio estrogênio (estradiol), que resulta no espessamento do endométrio.
18mm – 20mm
de 19 a 30mm
2mm
Os óvulos estão entre as maiores células do corpo—cada óvulo tem 0,1 mm, o que parece bem pequeno, mas na verdade é visível a olho nu (1).
Durante a estimulação ovariana, não há como saber se os óvulos estão maduros ou não, uma vez que o controle da estimulação dos ovários é feito pelo crescimento dos folículos, assumindo-se que, se existem dois ou mais folículos com diâmetros maiores que 17 ou 18 mm, então existirão óvulos maduros.
Em resumo, para mulheres abaixo dos 37 anos, é necessário cerca de quatro óvulos maduros para ter 1 blastocisto. Nas mulheres acima de 37 anos, esse número seria seis.
Vale lembrar que, no Brasil, o Conselho Federal de Medicina determina um limite de embriões que podem ser transferidos de acordo com a idade da paciente quando foi feita a coleta de óvulos: – até 35 anos: até 2 embriões; – 36 a 39 anos: até 3 embriões; – 40 anos ou mais: até 4 embriões.
Se a mãe possui até 35 anos podem ser implantados no máximo dois embriões. Em mulheres entre 35 e 40 anos o número sobe para 3 e após essa idade o limite é de 4 embriões. Existem também diversos outros fatores a serem considerados que independem da idade materna e influenciam diretamente nas chances de gravidez.
A anovulação ocorre quando o ovário não consegue produzir, amadurecer ou liberar um óvulo. ... Isso é mais comum em mulheres jovens que começaram a menstruar recentemente ou nas que estão se aproximando da menopausa, mas os ciclos anovulatórios também ocorrem entre mulheres saudáveis e com menstruação regular.
Menstruações atrasadas ou ciclos muito longos (mais de 40 dias) ou curtos (menos de 20 dias) podem ser um sinal de que você pode não estar ovulando. No entanto, a anovulação é possível mesmo que suas menstruações sejam normais e regulares. Mudança na temperatura basal do corpo.
A menstruação regular demostra que a mulher está produzindo hormônios, porém nem sempre isso significa que a ovulação ocorreu. Ciclos de menstruação sem ovulação podem acontecer, prova disso é que 35% das mulheres em algum momento de sua vida terão ciclos de anovulação, ou seja, com ausência de ovulação.
No primeiro dia do período menstrual, os estrogénios estão no seu nível mais baixo. A partir daí, começam a aumentar. Normalmente, um folículo torna-se dominante e o óvulo amadurece dentro do folículo à medida que ele se torna maior.
A ovulação e o período fértil Esse tempo é considerado, pois o ovócito sobrevive por volta de 24 horas, porém o espermatozoide pode permanecer ativo por cerca de cinco dias.
Fase folicular Nos primeiros 7 dias do ciclo menstrual, alguns folículos começam a crescer e a amadurecer (os folículos são minúsculos sacos de células imaturas com um óvulo também imaturo no centro). Por volta do 7º dia do ciclo menstrual, os folículos param de crescer e começam a degenerar, com a exceção de um.