Os nociceptores são terminações nervosas livres dos neurônios de primeira ordem, cuja função é preservar a homeostasia tecidual, assinalando uma injúria potencial ou real.
O receptor é um transdutor, o qual converte o estímulo em um sinal intracelular, que normalmente é uma mudança no potencial de membrana.
RECEPTORES SENSORIAIS DEFINIÇÃO Os receptores sensoriais funcionam como tradutores de energia, capazes de converter os estímulos físicos e químicos do ambiente em impulsos elétricos. ... Células Epitélio-sensoriais- células epiteliais especializadas em detectar estímulo sensorial e que está conectada a neurônios.
São receptores sensoriais: os fusos neuromusculares e os órgãos tendinosos de Golgi. ... A diferença principal entre a excitação do fuso neuromuscular e o órgão tendinoso de Golgi é que o fuso detecta o comprimento muscular e suas alterações, enquanto o órgão tendinoso detecta a tensão mecânica sobre os tendões.
Em fisiologia, chama-se quimioceptor ou quimiorreceptor a um receptor sensorial sensível à presença ou concentração de determinadas substâncias químicas, como os responsáveis pelo paladar e olfato. Seu papel é o de receber o estímulo e transformá-lo em impulso nervoso.