O espaço industrial brasileiro, ou seja, a distribuição das áreas industriais no Brasil, é fruto da herança histórica do país, sobretudo do processo de industrialização ocorrido em território brasileiro.
O espaço urbano representa o instrumento que viabiliza os propósitos dos seus agentes transformadores. No caso dos grandes industriais, ele serve ao propósito do lucro, de maneira que estes são grandes consumidores de espaços.
O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.
Grandes edifícios, trânsito de pedestres e veículos, poluição sonora, visual e principalmente do ar, são os componentes das paisagens urbanas. Neste local o clima difere consideravelmente do ambiente natural, pois existe uma maior concentração de poluentes, o que pode provocar diversas doenças à população.
Algumas características básicas de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.
As zonas urbanas possuem muitas características próprias, como edifícios, muitas casas, calçadas, meio fio, além de rede de iluminação, água e saneamento ambiental, também como serviços de saúde, educação e lazer. E as rurais são caracterizadas por plantações, menos infraestrutura.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano.
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).
As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras. A maioria das pessoas que vivem na comunidade rural trabalham cuidando da lavoura e do gado. As que cuidam da lavoura são chamadas de agricultores ou lavradores. Ela trabalham na terra, plantam, colhem e vendem os produtos.
- De médio porte, se tiver população entre 50 mil e cem mil habitantes, ou se tiver densidade demográfica superior a 80 habitantes por quilômetro quadrado e população entre 20 mil e 50 mil habitantes; - De grande porte, se tiver população superior a cem mil habitantes.
Resposta. 1)Nas áreas rurais há mais natureza, ar puro, rios, lagos, montanhas, e não há tanta poluição no ar. Nas áreas urbanas há muita poluição sonora, visual e do ar. ... As relações entre a cidade e o campo ligam o desenvolvimento do fenómeno urbano ao excedente agrícola.
O espaço agrário é dividido em glebas de terras, que seriam as propriedades rurais, e essas podem variar de tamanho, no Brasil existe a estrutura fundiária (forma como estão distribuídas as propriedades rurais conforme o tamanho).