EQST

O Que Ultrassom Fast?

O que é ultrassom Fast?

A Avaliação Focalizada com Sonografia para Trauma (FAST) é o exame de triagem padrão realizado em pacientes traumatizados e envolve avaliações do pericárdio, busca de hemopericardio e tamponamento, e do flanco direito, flanco esquerdo e pelve, para procurar por líquido livre intraperitoneal.

O que é um fast positivo?

Deve-se salientar que a presença de um exame FAST positivo denota sangramento intracavitário e, possivelmente, necessidade de laparatomia exploradora, caso o paciente se encontre instável hemodinamicamente, ou prosseguimento diagnóstico com tomografia computadorizada (TC), caso haja disponibilidade e o paciente esteja ...

O que é o protocolo FAST?

O que é o protocolo FAST Do inglês, Focused Assessment With Sonography for Trauma, o Protocolo FAST é um tipo de Avaliação Focada com Ultrassonografia para Trauma, porém também pode ser utilizado em pacientes não traumatizados.

Qual estrutura anatômica serve de informação para auxiliar no diagnóstico de derrame pleural numa radiografia de tórax?

Ultrassonografia torácica Beira-leito, podendo ser utilizado nos pacientes críticos. Permite ainda mensuração do volume de derrame. Melhora o diagnóstico diferencial entre DP x espessamento pleural com o auxílio do Doppler.

Qual achado no exame físico e encontrado para o derrame pleural?

Qual a acurácia do exame físico no diagnóstico do derrame pleural? Macicez à percussão convencional e expansão torácica assi- métrica foram os achados mais úteis no diagnóstico preciso de um derrame pleural. A ausência de um frêmito tóraco-vocal reduzido foi o que melhor descartou o derrame.

Como é feito o diagnóstico de derrame pleural?

O diagnóstico do derrame pleural tem como base o exame físico do paciente, radiografia de tórax e os resultados dos exames de sangue do líquido pleural, se necessário com toraconcentese (retirada do líquido por meio de punção) para realização de biópsia.

Qual o melhor exame para diagnóstico de neoplasias em líquido pleural?

A radiografia do tórax é o recurso diagnóstico mais prático. O achado radiológico de derrames pleurais maciços é freqüente em pacientes com neoplasia.

Como realizar o diagnóstico de um paciente com derrame pleural e com hemotórax?

A avaliação da existência de DP é realizada por meio de radiografia de tórax. Deve-se solicitar a realização desse exame em incidências posteroanterior e perfil. A radiografia em decúbito lateral do lado suspeito pode ser útil para determinar se o líquido pleural é livre.