Resíduos sólidos são materiais heterogêneos (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando entre outros aspectos, proteção à saúde pública e a economia de recursos naturais. Fundação Nacional de Saúde (Funasa), 2006.
Os tipos de tratamento mais comum são: reciclagem, biodigestores, compostagem, aterro sanitário e incineração. O transporte dos resíduos sólidos só pode ser feito por uma empresa cujo licenciamento ambiental prevê este tipo de atividade e que apresente regularidade mediante as todas as exigências legais.
Nas últimas décadas, o aumento da população e seus hábitos de consumo resultaram na elevação da produção industrial e, por consequência, na maior geração de resíduos. ... Essa deposição de resíduos perigosos no solo e nos vegetais prejudica a flora e fauna, além de ser responsável por reduzir a produção agrícola.
A poluição atmosférica pode provocar a formação de gases naturais na massa de lixo, pela decomposição dos resíduos com e sem a presença de oxigênio no meio. Isso origina riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias, se em contato direto com os esses resíduos.
Os impactos da má gestão dos resíduos sólidos causam poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, e, além disso, dependendo do tipo de resíduos, podem causar doenças para população, ocasionando o dano a saúde das pessoas.
A explicação é que a população com maior poder aquisitivo vai consumir mais e, justamente, culminar na maior produção de resíduos sólidos. É importante notar que a maior parte desse lixo é colocado em aterros, fator que eleva seu custo ambiental e financeiro.
Pode-se afirmar que a produção de resíduos pode ser um problema porque demanda esforço para o devido descarte deses resíduos, sendo que quando eles se acumulam e são jogados diretamente em rios e na natureza, promovem a contaminação.
Os impactos da má gestão dos resíduos sólidos causam poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, e, além disso, dependendo do tipo de resíduos, podem causar doenças para população, ocasionando o dano a saúde das pessoas.
Um dos mais comuns impactos gerados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos urbanos é a poluição visual conforme figura 2. ... A disposição incorreta desses resíduos deixa o ambiente extremamente desagradável. Esse lixo pode causar a proliferação de doenças, causadas pelos vetores.
O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. ... Outro problema causado pelo descarte de lixo nos rios é a proliferação de insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya.