Micro-organismo deteriorante: geralmente não é patogênico, e é aquele que estraga o alimento, alterando uma ou mais de suas características organolépticas.
As bactérias, fungos e vírus são os grupos de micro-organismos responsáveis por contaminar e causar transformações nos alimentos. Todo alimento tem uma composição complexa, ou seja, um grande número de componentes, como água, lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e ácidos nucléicos, por exemplo.
De acordo com o pH, os alimentos são subdivididos em três grandes grupos: os alimentos de baixa acidez, quem têm pH superior a 4,5; os alimentos ácidos, que têm pH entre 4,0 e 4,5, e os alimentos muito ácidos, que tem pH inferior a 4,0.
Os perigos FÍSICOS são pregos, parafusos, pedaços de VIDRO, lascas de madeira, pedras e outros objetos que possam cair no alimento e prejudicar a saúde do consumidor. Os perigos QUÍMICOS são provocados por desinfetantes, AGROTÓXICOS, inseticidas, entre outros. Os microrganismos podem causar uma INTOXICAÇÃO alimentar.
Perigos Alimentares
As bactérias são os microrganismos que mais provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp, Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli, sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em humanos.
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.
As principais doenças agravadas pela falta de saneamento básico
Surto de DTA: Episódio em que duas ou mais pessoas apresentam os mesmos sinais/sintomas após ingerir alimentos e/ou água da mesma origem.
Podem ser obtidos mediante a notificação de casos e surtos, de produção de serviços ambulatoriais e hospitalares, de investigação epidemiológica, de busca ativa de casos, de estudos amostrais e de inquéritos, entre outras formas.
alóctone. Algo que não é do lugar onde se encontra.
O caso é considerado autóctone, ou seja, que foi contraído dentro do município. Juarez relatou que o fato causa preocupação porque é sinal de que o vírus da dengue – transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – está em circulação no território.