Complexo ou íon complexo é um tipo de composto formado pela reação de um ligante químico com um íon metálico central em que este íon coordena os ligantes ao seu redor.
Sais oxigenados. São os sais que contêm oxigênio em sua fórmula. Exemplos: sulfato de potássio, K2SO4; carbonato de cálcio, CaCO3.
Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Eles são tipicamente o produto de uma reação química entre: Uma base e um ácido: forma-se um sal e água. ... 2NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O.
NaCl = ânion (Cl- - cloreto) + de + cátion (Na+ - sódio) = cloreto de sódio; Na2SO4= ânion (SO42- - sulfato) + de + cátion (Na+ - sódio) = sulfato de sódio; CaCO3 = ânion (CO32- - carbonato) + de + cátion (Ca+ - cálcio) = carbonato de cálcio.
Características dos Sais
Sal hidratado é um sal em que os íons do composto incorporam moléculas de água em seus retículos cristalinos, o que faz essas moléculas passarem a integrar o cristal salino. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Um sal ácido é toda substância inorgânica formada obrigatoriamente por dois cátions, sendo um deles o hidrônio, representado por H+ ou H3O+, e o outro é um ânion qualquer (oxigenado ou não). ... Já o cátion da base (Y+) interage com o hidrônio (H+) e o ânion do ácido (X-2), formando o sal ácido.
A resposta correta é a letra ”d”, Fazendo a distribuição das cargas dos cátions e ânions corretamente temos H+NO3– + Na+OH– → Na+NO3– + H2+O–2 o que mostra que a formação do sal está correta.