Já o processo de tratamento de efluentes é a real ação de lidar com os efluentes gerados. Esta ação é classificada em física, química ou biológica, segundo a origem dos poluentes envolvidos e/ou as operações necessárias para esta ação.
Como funciona o tratamento de efluentes industriais
Alguns especialistas separam pelo tipo de processo e outros, pelas tecnologias utilizadas. As ETEs convencionais aplicam cinco etapas ao efluentes coletados: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário, tratamento do lodo e tratamento terciário.
Os tratamentos terciários de efluentes são realizados para a remoção de poluentes específicos não removíveis pelos métodos biológicos convencionais. ... Esses tratamentos terciários podem incluir diversas etapas que vão depender do tipo de poluição do efluente e do grau de depuração que se deseja obter.
adjetivo Resíduo líquido que sai no decorrer de um processo industrial; que se refere à corrente de fluido expelida por um motor, por um equipamento: efluentes industriais. [Por Extensão] Que corre pela rede de esgotos; os detritos sanitários.
Eles se dividem em duas categorias principais: os efluentes domésticos e os industriais....O próprio efluente
Nessa classificação, encontramos todos os materiais que saem de algum processo de tratamento e são gerados a partir da atividade humana. Os efluentes que passarem por esse tratamento podem ser despejados em corpos d'água sem riscos de contaminação do meio ambiente.
Efluentes líquidos são os resíduos provenientes dos esgotos sanitários, das indústrias, dos lixões, das redes pluviais e da agricultura, resultado das atividades humanas.
Efluentes líquidos são substâncias poluentes que lançadas na natureza sem o devido tratamento, causam sérios danos ao ecossistema dos rios, lagos, córregos e oceanos.
Exemplos de tratamentos de efluentes líquidos são os processos biológico e físico-químico. Os processos biológicos fazem a digestão de matéria orgânica presente nos efluentes. Alguns exemplos desse tipo de efluente são o esgoto sanitário, efluentes da indústria de laticínios e moveleira.
A palavra afluente pode ser um substantivo masculino, significando um rio que deságua em outro, ou um adjetivo, significando algo abundante ou que aflui em direção a outro. ... Enquanto substantivo, efluente é sinônimo de resíduo, rejeito, despejo e esgoto. Enquanto adjetivo, afluente é sinônimo de emanante.
Efluentes domésticos são os resíduos produzidos em nossas casas que incluem as águas de lavagem e limpeza dos processos diários domésticos.
Efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente de um estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto sanitário. ... O efluente líquido pode ser solúvel ou conter sólidos em suspensão.