EQST

O Que Significa De Magistro?

O que significa de magistro?

Sem tal distinção, não conseguimos entender qual a relação entre conhecimento humano e Iluminação Divina, os dois elementos centrais da concepção filosófica de ensino e aprendizagem contida no De Magistro (“O Mestre”).

Quem escreveu o Tratado de magistro?

Esta reflexão quer pontuar alguns aspectos metodológicos e epistemológicos do tratado de S. Tomás de Aquino, De Magistro, inserto em suas Questões Discutidas sobre a Verdade (1).

Como se caracteriza a visão pedagógica de Santo Agostinho e sua obra de magistro?

Santo Agostinho tratou o tema da educação mais de perto em duas obras, De Doctrina Christiana e De Magistro, na qual apresenta a doutrina do mestre interior. A idéia é que o professor não ensina sozinho, mas depende também do aluno e, sobretudo, de uma verdade comum aos dois.

Qual a principal característica do pensamento de Santo Agostinho?

Para Santo Agostinho, o mal não tem realidade metafísica: todo o mal não é mais que a ausência do bem, a ausência da obra divina. Ou, para ser mais preciso, o mal não é algo que foi criado, não é algo físico – o mal é o “não ser”.

Qual a ideia trazida por Agostinho?

Santo Agostinho aproveitou sua filosofia dentro da fé cristã. ... Porém, apesar de estar entre as principais ideias de santo Agostinho, defender a forma perfeita de todas as coisas; ele não concordou com a reminiscência. Sua filosofia era a de que, sim, há uma forma perfeita de tudo o que existe, mas na mente de Deus.

Qual o nome da teoria criada por Agostinho que foi adaptada da teoria da reminiscência de Platão?

Essa é a Teoria da Iluminação de Santo Agostinho. Tal teoria é proveniente da doutrina da reminiscência de Platão, segundo a qual as ideias já residiriam em nossa alma e caberia ao filósofo despertá-las.