O Projeto Paraná Biodiversidade, lançado em 2003, foi uma iniciativa inédita no mundo, que garantiu a construção de três corredores de Biodiversidade, conectando remanescentes florestais existentes no Paraná, a Unidades de Conservação e Áreas de Preservação Permanente.
Restinga. Manguezal. Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa). Floresta de Araucária (Floresta Ombrófila Mista).
Resposta. Resposta: Por que o Paraná possui dois biomas, Cerrado e Mata Atlântica, sendo 98% Mata Atlântica. Mata Atlântica é o uma floresta tropical, assim como a Amazônia e como toda floresta tropical a Mata Atlântica tem um grande número de biodiversidade.
possui 98% de seu território no “BIOMA MATA ATLÂNTICA” e cerca de 2% no Bioma Cerrado.
A vegetação nativa do Estado do Paraná possui ampla variação de espécies arbóreas, distribuídas em cinco unidades fitogeográficas: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual, Estepes e Savana.
Ambos os tipos de vegetação aparecem no Paraná: florestas e campos. As florestas são subdivididas em florestas tropicais e florestas subtropicais. Os campos, em campos limpos e campos cerrados.
Resposta: A Floresta Subtropical é composta por vegetação latifoliadas, coníferas, cedro e erva-mate, denominada de Florestas das Araucárias. Os campos se estabelecem de forma dispersa no território, existem dois tipos, Campos Limpos, 9% do território, e Campos Cerrado, cerca de 1% da área estadual.
Resposta. Resposta: Florestas e campos. As florestas são subdivididas em florestas tropicais e florestas subtropicais.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
Mata dos Pinhais ou Araucárias: é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil. Esta formação florestal é típica de Clima Subtropical, sendo a vegetação predominante no estado do Paraná.