A7 = Lá maior com sétima (menor); B7(13) = Si maior com sétima (menor) e décima terceira; F5 = Fá com quinta (power chord).
Lá – Si – Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá Para formar um acorde iremos precisar da primeira, da terceira e da quinta nota da escala.
Basicamente, tudo o que você precisa fazer para tocar cada um desses acordes é pressionar a corda indicada na casa indicada com os dedos certos da sua mão esquerda. Depois você pode usar os dedos da mão direita para dedilhar ou para fazer ritmos (veremos isso adiante) no corpo do violão.
Para você dominar harmonia (acordes) no violão, é importantíssimo que você domine o braço do instrumento, pois para montar e alterar acordes você precisara encontrar as notas da formação no braço e emparelhar elas, tocando todas ao mesmo tempo. Então o conhecimento do braço do instrumento é insubstituível.
Para aprender acordes, riffs e músicas, é preciso saber o nome das notas no braço....Sendo assim:
O que você deve fazer aqui é encontrar uma ou duas notas Dó em cada corda, no braço todo. Depois que achar toque falando e memorize somente ela. Quando terminar de decorar todos os Dós pelo braço vá para a nota Ré e assim por diante, até ter decorado todas as notas naturais pelo braço inteiro.
Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. Refere-se igualmente como sendo um intervalo musical de 2/1. O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, a que se chama igualmente "uma oitava".
No sistema de afinação conhecido como temperamento igual, todos os doze semitons que formam uma escala cromática têm exatamente 1/12 de uma oitava e qualquer intervalo diatônico pode ser expresso como um número equivalente de semitons.
No caso, o “riff “oitavado, consiste em apenas duas notas. Ou seja, pegue a nota tônica de uma escala e toque simultaneamente com a sua oitava. Por exemplo: Na quinta corda, na terceira casa, temos o Dó. Na 3ª corda 5ª casa, encontraremos um outro dó, ou seja, o dó uma oitava acima, então teremos o dó oitavado.
ACHANDO A NOTA DA OITAVA Para ter uma OITAVA precisamos de 6 tons inteiros! Vamos contar até a metade do caminho e depois a outra metade. De Dó até Fá temos 2 tons e 1 semitom. De Fá até Dó temos 3 tons e 1 semitom.
O violão possui tessitura de três oitavas, entre a sexta corda, e a décima segunda casa da primeira corda. Ainda extensível por uma quinta justa na região que avança ao corpo do instrumento, chegando a uma nova nota si.
Claves diferentes Se a clave tiver um 8 embaixo, quer dizer que todas as notas devem ser lidas uma oitava abaixo (ou: mais graves). Se o 8 estiver em cima, leia oitava acima (ou: notas mais agudas).
1/3 de oitava representa uma frequência 1,26 vezes acima ou 0,794 vezes abaixo da referência. Por exemplo, uma frequência que está 1/3 de oitava acima de 1 kHz vale 1,26 kHz (valor este arredondado para 1,25 kHz nos equalizadores). E uma frequência 1/3 de oitava abaixo de 1 kHz vale 794 Hz (arredondado para 800 Hz).
Na figura abaixo, você pode ver as linhas, os espaços e as respectivas notas:
7 SIMPLES PASSOS PARA VOCÊ APRENDER COMO LER PARTITURA
Embora já tenham existido muitas claves, só três continuam sendo usadas na notação musical moderna: a clave de sol, a de fá e a de dó. ... As claves mais utilizadas são a de sol (para representar registros mais agudos), e a clave de fá (para representar os registros mais graves).