adjetivo Que se conseguiu embotar (retirar ou perder o gume); que deixou de estar afiado; rombudo. [Figurado] Que deixou de ter força; que perdeu o vigor ou a sensibilidade. Etimologia (origem da palavra embotado).
1 desafiar. 2 debilitar, consumir. 3 insensibilizar, desumanizar. 4 cegar, despontar, enfraquecer, hebetar.
O embotamento emocional é definido como uma dificuldade de sentir e expressar emoções autênticas, porém é muito mais do que isso. Trata-se de um modo desadaptativo de lidar com contextos (estímulos, pessoas e ambientes) geradores de emoções negativas.
O embotamento afetivo deve ser tratado com a psicoterapia tão logo percebido, ajudando o indivíduo a desenvolver e internalizar a importância das relações afetivas, Ela favorecerá a interação social e a expressão de sentimentos.
Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos. Também é encontrada na neurastenia e em alguns tipos de esquizofrenias e no transtorno de personalidade esquizóide.
O que causa anedonia Uma das principais causas de anedonia é o transtorno depressivo maior, no entanto, outros doenças como esquizofrenia, psicose, doença de Parkinson, anorexia nervosa ou até o abuso de drogas e de medicamentos, especialmente antidepressivos e antipsicóticos, também podem causar anedonia.
Frente a qualquer tipo de atividade, bem material ou relacionamento, quando algo parece seguro e certo, surge a perda de interesse. A faísca que provoca o interesse é saber que algo não é dado por certo, que é uma sorte tê-lo, mas que é preciso cuidar para mantê-lo.
Sem sombra de dúvidas a psicoterapia poderá lhe auxiliar muito. Primeiro ponto: Sim você pode estar em um quadro de depressão, busque ajuda profissional de um psicólogo para depois se necessário, ele lhe encaminhe para um psiquiatra.
É muito importante que você procure ajuda de um psicólogo para que possa entender a natureza desta sensação, otimizando seus sentimentos e bem-estar consigo mesmo. Esta sensação pode ser reflexo de algum trauma que vivenciou, ou então, o início de depressão, por isso, é muito importante que procure ajuda.
A apatia (falta de vontade) é um sintoma comum de depressão. No entanto, não ter vontade de fazer nada NÃO significa que você esteja passando por um momento depressivo. É possível que vários fatores estejam convergindo para te deixar mais desanimado/a e com menos energia.
3- Como ter ânimo na vida: esteja disposto a mudar de direção quando necessário
Veja 11 maneiras simples de aumentar a energia diária
A falta de vontade para encarar o início de uma nova semana ou dias chuvosos e nublados parece ser um convite para passar mais alguns minutos na cama. Mas, em algumas pessoas, essa obsessão em ficar na posição horizontal pode ser sintoma da clinomania – distúrbio caracterizado pelo desejo excessivo de ficar deitado.
E referiu ainda que perder a vontade de viver pode ser motivada por um mal funcionamento no circuito cerebral responsável por regular o comportamento. “É essencial ter motivação para conseguirmos lidar com a vida, e se isso falha então a apatia é inevitável”.
Quando a volta ao trabalho se torna uma tarefa muito árdua, é necessário entender as razões desta falta de vontade de trabalhar. Rotina estressante, falta de reconhecimento, sobrecarga de tarefas, insatisfação salarial são apenas alguns fatores que contribuem para o desaparecimento vagaroso da vontade de trabalhar.
12 dicas para sair do trabalho que não quer mais e começar a fazer o que você deseja
O primeiro passo para combater o “deixar para amanhã” é se observar. Vale escrever em um papel como se sente no momento em que aparece a preguiça. Dessa forma, terá refletido racionalmente sobre os seus sentimentos e fica mais fácil enfrentar as inseguranças. Outra dica é fazer terapia e conversar com amigos.
Dicas simples para vencer a preguiça
Em abril de 1905, a revista Scientific American noticiava a descoberta de uma substância capaz de combater a preguiça. Criado pelo médico alemão Wolfgang Weichardt, o remédio foi desenvolvido a partir de experiências com animais.
Frutas: Banana, maçã, laranja (rica em vitamina C), uva, limão,melancia e outras frutas em geral. São ricas em vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Fornecem energia e disposição, mandando a preguiça para bem longe.
Sumário
É comum que uma pessoa se sinta sozinha e triste quando está estancada no plano profissional ou pessoal, quando sente que os seus dias passam dentro de uma rotina na qual não pode desenvolver todo o seu potencial, provocando assim apatia. Vive para os outros.