O que ricota e para que serve? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
De origem italiana, a ricota é um queijo fresco e com baixo teor de gordura bastante produzido no Brasil. Devido ao seu baixo valor calórico e alto valor proteico, esse produto é considerado um alimento leve, muito procurado por pessoas que praticam atividades físicas ou que estão em dieta.
Para que serve o queijo ricota?
Ricota é um tipo de queijo dos mais versáteis: fresca ou defumada, de textura fina, ela se presta a uma série de combinações culinárias de primeira. Como permanece firme mesmo depois de cozimento, ela é muito usada em recheios de massas, mas também rende nhoques, panquecas e até mesmo pudins.
Quais os malefícios da ricota?
Muitas pessoas acreditam que o queijo ricota engorda por conter muitas calorias. De fato, uma porção de 1 xícara de ricota contém 428 calorias e 31,9 g de gordura. A maioria das gorduras totais – 20,4 g – vem de gordura saturada, por isso ela deve ser consumida com cuidado por quem sofre de doenças cardíacas.
Qual o melhor creme de ricota para dieta?
Contém as proteínas do leite e é indicado para uma dieta balanceada e mais leve. O Creme de Ricota Tirolez é muito versátil, pois é excelente para ser consumido no café da manhã, em lanches e pode ser utilizado como ingrediente em diversas receitas doces ou salgadas.
Quais as vitaminas da ricota?
O ingrediente é fonte de vitaminas A, B, D e E, e minerais (zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo). São todos nutrientes essenciais para que o corpo execute suas funções de maneira eficiente. Outro ponto de destaque são as proteínas concentradas na ricota.
Quem não pode comer ricota?
Ricota lactose: a ricota não é indicada para pessoas que possuem intolerância à lactose, pois mesmo sendo feita do soro do queijo, ela é considerada um derivado do leite. O seu teor de lactose é de 3,6%.
Quem tá de dieta pode comer creme de ricota?
O seu creme é rico em proteínas e tem pouca quantidade de gordura, sendo muito usando em dietas de emagrecimento, ou em casos de colesterol alto, ou para quem está em processo de aumento de massa muscular.", explica Liliam Francisco, nutricionista membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade).
O que pode substituir o queijo ralado?
Parmezin® é um preparado a base de farinha que garante uma excelente emulsão, granulometria e aroma característicos quando combinado ao queijo convencional tipo mussarela. Permite substituir o queijo parmesão ralado nos pratos e preparações.