O que recuperaço de estruturas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A recuperação estrutural é a ação de recuperação dos elementos estruturais, com o objetivo de recomposição da vida útil da estrutura.
Como recuperar um pilar?
Para fazer uma recuperação estrutural, inicie pela verificação das possíveis causas, como fissuras e trincas, corrosões de armadura, manchas na superfície e falhas de concretagem. Após o diagnóstico, escolha a argamassa que melhor atenda às necessidades da obra. Limpe a área criando uma superfície aderente.
Como tratar a carbonatação do concreto?
A solução de hidróxido de potássio por imersão resultou na realcalinização de toda a camada carbonatada, sendo o resultado mais eficiente. Palavras-chave: realcalinização, carbonatação, corrosão de armaduras, solução alcalina, pontes.
Como reparar fissuras no concreto?
Para trincas que já se encontram estabilizadas, o tratamento consiste no preenchimento das cavidades com material rígido. O material mais utilizado para este tipo de situação é a argamassa estrutural polimérica ou resina epóxi injetável.
O que é encamisamento de Pilar?
O encamisamento de pilar é, portanto, uma técnica que visa reforçar essa estrutura, criando uma área adicional ou aumento de secção que permite, consequentemente, diminuir as tensões aplicadas. A área adicional é obtida por meio do envolvimento total ou parcial do pilar por concreto aliado ou não às armaduras.
Como é feito o ensaio de carbonatação do concreto?
O ensaio para determinação da profundidade da frente de carbonatação do concreto consiste na mensuração do pH em uma superfície do concreto recentemente fraturado, livre de pó utilizando uma solução indicadora composta de fenolftaleína.