EQST

O Que Recesso Esfenoetmoidal?

O que recesso Esfenoetmoidal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é recesso Esfenoetmoidal?

O recesso esfenoetmoidal é via de drenagem do seio esfenoidal, uma estrutura bem pequena próxima à linha média, posteriormente ao corneto superior, entre a parede anterior do seio esfenoidal e a parede posterior das células etmoidais(13) (Figura 3).

O que os seios paranasais drenam?

Os seios etmoidais anterior e médio enviam sua drenagem linfática para os linfonodos/gânglios linfáticos submandibulares, enquanto os seios etmoidais posteriores enviam a sua para os linfonodos/gânglios linfáticos retrofaríngeos.

O que é obliteração nasal?

Esta obliteração, cuja tradução menos intensa representa a angustia do canal naso-frontal, surge nas mais diversas condições: Estreitamento traumático cirúrgico, com proliferação de tecido conjuntivo fibroso cicatricial; presença de células etmoidais retro-infundibulares, desdobrando a parede inferior da cavidade ...

O que é célula de agger nasi?

A célula do Agger nasi (CAN) e o óstio do seio frontal (OF) são estruturas importantes que podem influenciar a anatomofisiologia do recesso frontal. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença e as dimensões da CAN e do OF e correlacioná-las de acordo com o sexo, raça e entre si.

Quais são os seios paranasais onde eles desembocam?

Os chamados seios anteriores (frontal, maxilar e etmóide anterior) desembocam ao nível do meato médio, e os denominados seios posteriores (etmóide posterior e esfenóide) desembocam no meato superior.

O que significa sinusopatia esfenoidal à esquerda?

Significa que o seio da face chamado seio esfenoidal (mais posterior) do lado esquerdo possui alguma inflamação que produziu secreção dentro dele mesmo (hidro = líquido/ aéreo = ar). Normalmente, só encontramos ar dentro dos seios da face. Pode corresponder ao que chamamos de sinusite.

O que é Polissinusopatia?

Inflamação de vários seios perinasais.

Onde desemboca o seio maxilar?

O seio maxilar é par e está localizado no corpo das maxilas, bilateralmente. Apresenta um formato piramidal quadrangular, com base voltada para a parede lateral da cavidade nasal. O ápice corresponde à junção do processo zigomático da maxila com o osso zigomático e, em alguns casos, estende-se para o seu interior.