O volume, em linhas gerais, é a quantidade de espaço que um determinado corpo (material) ocupa, o qual depende de propriedades extrínsecas (que variam, como altura, comprimento, espessura, etc) e intrínsecas (como densidade) do mesmo. Geralmente emprega-se como unidade de medida o cm³ (ou mL) e o m³.
Em se tratando de Treinamento de Movimento com Sobrecarga, o tipo de movimento que queremos incorporar pode ser descrito como “movimento de transição”. Movimento de transição pode ser simplesmente definido como um padrão de movimento que usa o corpo todo e é orientado para a tarefa que se quer realizar.
1º - Princípio da individualidade biológica: É o princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado ou ainda, que não existem duas pessoas iguais.
Explicação: O principio da sobrecarga e da adaptação está diretamente ligado à progressão de carga de treino na musculação e em qualquer outro esporte coletivo ou individual. Entender a relação de dose-resposta é fundamental para guiar a adequação de cargas do treinamento.
O Principio da Adaptação – Quando o organismo está adaptado, há um equilíbrio entre os processos de síntese e degradação, enquanto não sejam interrompidas as exigências normais. Isto quer dizer que cada organismo, quando se encontra adaptado, está num equilíbrio dinâmico denominado homeostase.
A recuperação em um treinamento de força é determinada pelo tipo de treino e acontece entre as séries dos exercícios de uma rotina de treinamento. A recuperação é extremamente importante para o sucesso do programa de treinamento uma vez que afeta principalmente as respostas hormonais.