EQST

O Que Quer Dizer Coxa Profunda?

O que quer dizer coxa profunda?

Nos casos de protrusão acetabular ou coxa profunda, o impacto ocorre por relativo aumento da profundidade, que contém não somente a cabeça femoral, mas também parte do colo. Segundo os mecanismos e os padrões das lesões condrais e labrais, podemos dividir o IFA em dois tipos principais: came e pincer (figura 4).

Como saber se tenho impacto femoroacetabular?

A SIFA é a representação sintomática do impacto femoroacetabular. Mais precisamente, é definida pela associação entre a presença de CAM e/ou PINCER nos exames de imagem, queixa de dor em quadril durante atividades de vida diária ou esportivas e diminuição da mobilidade de quadril, principalmente para as rotações.

Como é a cirurgia de impacto femoroacetabular?

Inicialmente, a cirurgia da síndrome do impacto femoroacetabular era feita por meio de uma incisão no quadril. Hoje, ela já pode ser feita através de uma técnica minimamente invasiva. Na videoartroscopia de quadril, a equipe médica faz duas ou três punções pequenas na parte lateral do quadril do paciente.

O que é ducroquet?

O perfil de Ducroquet é fácil de executar e representa o perfil verdadeiro da extremidade proximal do fêmur, mostrando perfeitamente a transição entre o colo e a cabeça femoral.

Quem tem impacto Femoroacetabular pode pedalar?

Nos extremos do movimento que ocorre o impacto (principalmente a flexão e rotação interna). Você pode correr, andar de bicicleta (com banco na altura correta pois se muito baixo a flexão do quadril fica aumentada), transport.

Quem tem impacto Femoroacetabular pode fazer Pilates?

Podemos concluir que o Método Pilates é um ótimo aliado no tratamento conservador do Impacto Fêmoro-Acetabular, assim como nos casos de cirurgia auxiliando no pré e pós- operatórios. Lembrando sempre que o sucesso do tratamento é a prescrição correta dos exercícios, respeitando as limitações de cada paciente.

Quem tem impacto femoroacetabular pode fazer academia?

Exercício de agachamento em portadores de Impacto Femoroacetabular (IFA) Estudos biomecânicos demonstram que o agachamento com hiperflexão e rotação interna dos membros inferiores durante os exercícios pode aumentar o grau de impacto entre o fêmur e o acetábulo.

Como tratar o IFA?

O tratamento cirúrgico é o mais efetivo na presença da patologia bem diagnosticada, podendo ser aberto (cirurgia convencional) ou artroscópio. Nestes casos trata-se a deformidade predominante, retirando as deformidades morfológicas patológicas CAME, PINCER ou Mistas.

O que é retroversão acetabular?

A retroversão acetabular (RA) é definida como uma variação da orientação normal do acetábulo no plano sagital. Em outros termos, a RA significa que o acetábulo está “olhando para trás”, ao invés de apresentar-se “olhando para frente” em cerca de 15 graus quando a bacia é vista lateralmente ou no perfil.

Quais são as alterações anatômicas causadas pelo impacto femoroacetabular?

A síndrome do impacto femoroacetabular é provocada por deformidades anatômicas no fêmur, no acetábulo ou em ambos. Muitas vezes, os pacientes possuem o problema desde a infância ou adolescência, e com o tempo vão sofrendo microlesões. Um gesto mais forte pode completar o trauma e provocar sintomas em toda a região.