Características do Orixá: Oxossi é hábil e é chamado de Alákétu (Senhor da cidade de Kétu na Nigéria). Tanto na Umbanda quanto no Candomblé Oxossi é o Rei da floresta e dono da caça. Na Umbanda é o chefe dos Caboclos.
Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim. Ogum – São Jorge. Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio. Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.
Oxóssi é considerado um orixá da mata que tem sobre o seu domínio o arco e a flecha. Apesar de muito simples, esta imagem estabelece uma rica teia de interpretações que viabilizam a mitologia e a importância de Oxóssi para as várias manifestações religiosas de cunho afro-brasileiro.
2. Nomes de Exús de Iansã
Exu Tiriri [ Fleruty ]: Ligado a Xangô , está nos tribunais, assembleias públicas e pedreiras é a ele a quem devemos pedir ajuda sobre a justiça dos homens . Tiriri possui idêntica força como o seu Tranca-Ruas. Sua apresentação é de um homem preto, cuja pele corroída pela bexiga, é bem visível.
1. Nomes de Exús da falange de Xangô na Umbanda
Exu Gira mundo - serventia direta de Xangô. Exu Pinga Fogo - serventia direta de Yorimá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori. Pombagira - serventia direta de Iemanjá.
Linha de Oxalá: Exú Sete Encruzilhadas: Exú Sete Poeira; Exú Sete Capas; Exú Sete Chaves; Exú Sete Cruzes; Exú Sete Pembas; Exú Sete Ventanias. Linha de Iemanjá: Pombagira: Exú Maré; Exú Má-Canjira; Exú Carangola; Exú Naguê; Pombagira Maria Mulambo; Pombagira Maria Padilha.
Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo. Geralmente o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.
Evitar comer carne de porco (quizila de Omulu). Evitar manga-espada (quizila de Ogum). Evitar manga-rosa (quizila de Iansã). Evitar tangerina (quizila de Oxóssi).
Os filhos de OXALÁ com OXUM são calmos e pensativos. Embora comunicativos são reservados. Não aceitam erros e são muito reclamões, por vezes até rabugentos. Mas são charmosos e elegantes, embora sejam discretos.
Eles são cuidadosos e generosos, além de serem um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo. Geralmente, o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.
Para usar a tabela, procure na coluna dos ANOS o ano em que se deu o nascimento e siga à direita, em linha reta, até a coluna dos MESES, até o mês do nascimento. Some o número que aí está ao dia do nascimento.
Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.
Exu era o irmão mais novo de Ogum, Odé e outros orixás. Era tão turbulento e criava tanta confusão que um dia o rei, já não suportando sua malfazeja índole, resolveu castigá-lo com severidade. Para impedir que fosse aprisionado, os irmãos o aconselharam a deixar o país.
Os (as) filhos (as) de Ogum não são pessoas de fácil trato quando o assunto é relacionamento, já que são bastante egoístas, porém quando se apaixonam de verdade, fazem de tudo para conquistar a pessoa amada e não desistem facilmente. Adoram tomar a iniciativa e sabem de seu poder e charme para o momento da conquista.