Resposta. No ponto de compensação fótica há a maior taxa de fotossíntese do ser vivo, após a saturação luminosa a velocidade passa a ser constante.
À intensidade luminosa em que a fotossíntese se iguala à respiração, chamaremos de ponto de compensação fótica (P.C.F.). Nesse ponto (P.C.F.), o que a planta produz na fotossíntese empata com o que ela queima através da própria respiração. Em intensidade luminosa acima do P.C.F.
Quando a planta está no escuro, ela irá consumir somente oxigênio, uma vez que está apenas respirando e não realizando a fotossíntese. Quando exposta à luz que aumenta gradualmente sua intensidade, em determinado momento, todo o oxigênio produzido na fotossíntese irá ser utilizado na própria fotossíntese.
Em condições ideais de temperatura e de intensidade luminosa, a concentração de gás carbônico atmosférico atua como fator limitante da fotossíntese. ... b) O aumento da temperatura ocasiona um aumento na velocidade de fotossíntese porque a entrada de oxigênio na folha torna-se mais rápida com o aumento da temperatura.
Além da energia luminosa, para realizar a fotossíntese são necessários dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) como reagentes e os produtos gerados são carboidratos (glicose e sacarose) e gás oxigênio (O2).
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? ... Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal.
A transpiração é o processo pelo qual as plantas perdem água para a atmosfera, na forma de vapor, através dos estômatos. Todavia, quando a transpiração diminui, algumas plantas também perdem seiva xilemática no estado líquido através dos hidatódios, em processo denominado gutação.
A água é absorvida pela raiz e conduzida pelo xilema até as folhas. Chegando lá, ocorre a saída dessa água na forma de vapor, processo conhecido como transpiração. ... A transpiração foliar ocorre de duas maneiras: pela cutícula da folha e pelos estômatos.
Os estômatos garantem a realização das trocas gasosas da planta com o meio. ... Os estômatos são estruturas encontradas na epiderme vegetal, principalmente das folhas. Essas estruturas especializadas garantem a realização das trocas gasosas da planta com o meio.
A fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase fotoquímica ou fase clara e a fase química ou fase escura. Esquema da fotossíntese que ocorrem nos cloroplastos.