EQST

O Que O Manguezal?

O que o manguezal?

Termo que representa um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.

Que quer dizer mangue?

Significado de Mangue substantivo masculino Árvore de longas raízes que se desenvolve nas regiões pantanosas, no litoral ou à margem dos rios, em climas quentes. (Sin.: rizófora.). Terreno pantanoso à margem das lagoas ou nos desaguadouros dos rios, onde em geral vegeta o mangue.

Quais são as características dos manguezais?

O solo dos manguezais caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição.

Qual é a cultura que existe no manguezal?

Manguezais e cultura Sabe-se que por lá existem artistas de carimbó, xote e outros ritmos relacionados à Marujada, ponto alto dos festejos de São Benedito, de origem afro-brasileira, celebrados no mês de dezembro.

Qual é o símbolo do manguebeat?

O termo manguebeat é fruto de uma junção da palavra mangue, que designa um ecossistema típico da nossa região, com a palavra beat, do inglês, que significa batida. O caranguejo, que é capturado e vendido por trabalhadores da região, tornou-se o símbolo do movimento cultural.

Qual a relação do mangue com a arte?

No cenário da música, o Mangue Beat promoveu a junção de ritmos e batidas tradicionais da cultura nordestina com ritmos oriundos da cultura pop. Assim, estilos e ritmos como o maracatu e o coco foram incorporados ao hip-hop e rock.

Qual é a fauna característica do manguezal?

A fauna típica do manguezal é composta principalmente por crustáceos Decapoda (camarões e caranguejos, como o marinheiro, o guaiamum, o uçá e os siris), moluscos bivalves e gastrópodes (ostras, teredos e sururus), muitos peixes, além de uma variedade de organismos planctônicos.

Quais são os tipos de mangue?

Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:
  • Rhizophora mangle (mangue vermelho),
  • Laguncularia racemosa (mangue branco),
  • Avicennia sp (mangue preto, canoé),
  • Conocarpus erectus (mangue de botão).

Qual é a importância dos manguezais para o meio ambiente?

Poucas pessoas sabem que o mangue (manguezal ou mangal) é fundamental para o equilíbrio ecológico. Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.

O quê denominava a expressão manguebeat?

Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento e contracultura surgido no Brasil a partir de 1991 no Recife, Pernambuco, que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica.

Qual o objetivo do manguebeat?

O Mangue Beat foi um movimento de contracultura que surgiu em Recife, capital de Pernambuco. Foi criado em 1991 com o objetivo de promover uma renovação no cenário cultural e artístico do estado de Pernambuco.

Porque o nome manguebeat?

O termo manguebeat é fruto de uma junção da palavra mangue, que designa um ecossistema típico da nossa região, com a palavra beat, do inglês, que significa batida. O caranguejo, que é capturado e vendido por trabalhadores da região, tornou-se o símbolo do movimento cultural.

Porque é importante fazer a preservação dos mangues?

No ponto de vista ecológico, os manguezais são essenciais para a manutenção da vida marinha e terrestre. ... É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico.

Quais as características da flora e da fauna do manguezal?

A fauna dos manguezais é composta predominantemente por espécies de peixes, moluscos e crustáceo, os quais obtêm deste ambiente a subsistência. Além destes, outros animais usufruem dos nutrientes originados a partir da deposição de matéria orgânica nos mangues, como répteis e mesmo mamíferos.