O dióxido de enxofre (SO2) é um gás incolor na temperatura ambiente, tóxico e sufocante. Também é um gás não inflamável e solúvel em água.
Dióxido de carbono - CO2 - Gás Carbônico - Química - InfoEscola.
Classificação dos óxidos
O dióxido de enxofre, cuja fórmula molecular é SO2, é um gás incolor com um odor acre picante. Ele ocorre como uma impureza nos combustíveis fósseis, proveniente principalmente de atividades como queima de diesel nos veículos pesados, carvão e petróleo em usinas de energia ou de fundição de cobre.
O SO2 presente na atmosfera pode levar a formação de chuva ácida e é precursor dos sulfatos, um dos principais componentes das partículas inaláveis (MP10).
Exemplos: SF2 (Difluoreto de enxofre), H2O (Água), SO2 (Dióxido de enxofre), O3 (Ozônio). - Geometria Triangular ou Llana: com ângulo de 120°. Ocorre quando há três nuvens eletrônicas na última camada (camada de valência). ... A geometria molecular não depende somente da distribuição dos átomos dentro da molécula.
Fosgênio: trigonal plana. Monóxido de carbono e gás cloro são lineares.
O átomo de carbono será assim sp hibridizado. Vai usar um s e um p orbitais para formar os híbridos, e os demais orbitais p para formar ligações pi com os dois átomos de enxofre. O geometria molecular será assim linear, o básico AX2 modelo.
02 C No SO2 , todas as ligações são covalentes polares e a geo- metria da molécula é angular, sendo, portanto, polar. No CO2 ,todas as ligações são covalentes polares e a geome- tria da molécula é linear, sendo, portanto, apolar.
Tipos de Geometria Molecular Linear: formada por molécula diatômicas ou biatômicas (2 atómos) com ângulos de 180°, por exemplo, HCl, BeF2, CO2, C2H2, BeH2, XeF2. ... Tetraédrica: formada por quatro nuvens eletrônicas e quatro ligações químicas, os ângulos da molécula são de 109,5º, por exemplo, NH4, CH4, BF4-, CH4, CH3Cl.
A molécula do dióxido de carbono é linear, e as ligações entre os átomos de carbono e oxigênio são polares, porém os vetores que definem o momento dipolar se anulam e a molécula é apolar. A molécula do apresenta 3 ligações polares, com os vetores direcionados para o flúor, que é o elemento mais eletronegativo.
No caso da molécula NH3, suas ligações interatômicas são polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, e a molécula também é polar, pois apresenta geometria piramidal triangular.
Por exemplo, o sal (cloreto de sódio) é formado quando o sódio cede definitivamente um elétron para o cloro. Assim, temos o cátion sódio e ânion cloreto, que são respectivamente o polo positivo e o polo negativo da ligação. Portanto, essa diferença de eletronegatividade faz com que o sal seja polar.
Atuam as FORÇAS DE VAN DER WALLS, ou forças de dispersão, ou dipolo induzido.
e) a água possui moléculas polares que formam ligações de pontes de hidrogênio, aumentando a força de coesão entre suas moléculas, enquanto a amônia possui ligações de hidrogênio mais fracas (μ H2O > μ NH3) e o metano é uma molécula apolar (μ = O).
Quanto às forças intermoleculares, a molécula que forma ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) com a água é: a) H2S.
Observe que cada molécula de água fica circundada espacialmente por outras quatro moléculas de água, sendo que as ligações de hidrogênio ocorrem pela ligação entre o hidrogênio de uma molécula (polo positivo) com o oxigênio de outra (polo negativo).
Ligação de Hidrogênio
(FEI) Qual o tipo de ligação responsável pelas atrações intermoleculares nos líquidos e sólidos constituídos de moléculas apolares? RESOLUÇÃO: Forças de Van der Walls, do tipo Dispersões de London.
O que são forças intermoleculares? Trata-se de diferentes formas de interação (aproximação) entre moléculas formadas por ligações covalentes. Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si.
Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).
Classificação das forças intermoleculares
Ligação de Hidrogênio
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são: Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.
Existem alguns tipos diferentes de ligações covalentes, que serão detalhadas a seguir, utilizando-se a representação eletrônica de Lewis para facilitar o entendimento:
Existem diferentes tipos de ligações químicas, sendo elas: ligação iônica, ligação metálica e ligação covalente. ... O exemplo mais comum de composto iônico é o Cloreto de Sódio (NaCl), o nosso sal de cozinha.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantêm unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio (NaCl). Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos.
Essa forma de representar as ligações químicas, em que os elétrons da camada de valência são colocados ao redor do símbolo do elemento como “pontinhos”, é chamada de fórmula eletrônica de Lewis.
Os átomos dos elementos químicos se ligam com outros átomos em busca da estabilidade, em processos chamados de ligações químicas. São elas que permitem que os elementos, categorizados na tabela periódica, se relacionem entre si e produzam milhões de substâncias.