A reflexão e a refração da luz são fenômenos ópticos relacionados com a forma como a luz se propaga. Quando a luz incide sobre uma superfície, ela pode ser refletida e refratada. Podemos observar na figura que a luz incide sobre uma superfície de separação entre dois meios com um ângulo de incidência i.
O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão, i = r; O raio de luz incidente, o refletido e a reta normal pertencem sempre ao mesmo plano.
6)- É correto afirmar: I- Na reflexão regular o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. II- Quanto mais próximo está um objeto de um espelho plano, mais distante está sua imagem do espelho. III- Ao olharmos num espelho retrovisor a placa de um carro, notamos que a mesma está de "ponta-cabeça".
Quando ocorre a incidência da luz em uma superfície e ela retorna ao meio do qual ela estava se propagando, dizemos que ocorreu o fenômeno óptico reflexão. ... A 1° lei da reflexão: O raio incidente (RI) à normal e o raio refletido são cooplanares, ou seja, estão no mesmo plano.
Quando raios luminosos atingem uma superfície plana lisa ou rugosa, os raios luminosos podem sofrer desvios, ou seja, podem sofrer reflexão especular ou difusa.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O valor do seno do ângulo limite é definido pela razão entre o menor e o maior índice de refração. Caso o ângulo de incidência de um raio de luz seja superior ao ângulo limite, o raio de luz sofre reflexão total.
Ao projetar uma linha imaginária que passa pelo ponto S perpendicular ao espelho, conhecido como a normal, que pode medir o ângulo de incidência, θi e o ângulo de reflexão, θr. A lei da reflexão diz que θi = θr ou, por outras palavras, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.