EQST

O Que O Diverticulo De Meckel?

O que é o Diverticulo de Meckel?

O divertículo de Meckel é uma protuberância semelhante a uma pequena bolsa que sai da parede do intestino delgado e que está presente em algumas crianças desde o nascimento. A maioria das crianças não apresenta sintomas, mas ocasionalmente hemorragia retal indolor ocorre ou o divertículo se infecciona.

O que é divertículo verdadeiro?

Os divertículos podem ser classificados em: divertículos verdadeiros (correspondem a uma herniação de toda a espessura da parede intestinal, sendo constituídos por mucosa, submucosa, camada muscular própria e serosa) e divertículos falsos ou pseudodivertículos (consistem em uma protrusão da mucosa e submucosa através ...

Qual a função do divertículo?

Na maioria das vezes, a doença é assintomática e chamada de diverticulose, quando o diagnóstico mostra a presença de divertículos, que são como pequenos sacos que aparecem no intestino grosso, órgão responsável pela absorção de água, bem como pelo armazenamento c pela eliminação dos resíduos da digestão que formam o ...

O que é diverticulite infantil?

A diverticulite é uma alteração intestinal caracterizada pela inflamação e/ou infecção dos divertículos, que são pequenas pregas ou sacos presentes nas paredes do intestino, especialmente na última porção do cólon.

O que é Verticulo?

O divertículo é um termo utilizado na medicina para caracterizar uma evaginação, semelhante a uma bolsa, produzida em órgão tubular. A sua localização mais comum é o intestino grosso. A presença de divertículos é denominada diverticulose, uma condição que tende a se manifestar após a meia-idade.

Quais os sintomas da diverticulite inflamada?

Quais são os principais sintomas da diverticulite “Os sintomas da diverticulite leve costumam ser dor abdominal, mal-estar e estufamento da barriga“, lista a médica. Já nos quadros críticos, a dor é intensa e vem acompanhada de febre, náuseas, vômito e sangue nas fezes.

O que é diverticulite cólica?

Os divertículos são pequenas bolsas que se formam na parede do tubo digestivo, sendo a sua ocorrência mais frequente no intestino grosso (cólon) e nos países ocidentais. A presença de múltiplos divertículos designa-se por diverticulose.

O que é um divertículo odontologia?

Os divertículos, no entanto, são alterações que surgem na parede do intestino grosso (cólon), como pequenos abaulamentos ou sacos. “Eles são comuns e aparecem, geralmente, em pessoas acima dos 50 anos em áreas onde a parede intestinal está mais frágil e, por isso, acaba cedendo.

Quem tem diverticulite não pode comer o quê?

Durante a crise devem ser evitados alimentos capazes de provocar mais inflamação dos divertículos e, por isso, não deve ser consumido:
  • Vegetais crus;
  • Frutas com casca;
  • Carnes vermelhas e gordurosas;
  • Alimentos que provocam gases;
  • Leite;
  • Ovos;
  • Refrigerantes;
  • Comidas prontas;
Mais itens...

Qual o tratamento para o problema de diverticulose Colica?

O tratamento para diverticulose é feito, principalmente, com uma dieta rica em fibras, que podem ser encontradas em frutas, legumes e verduras. Além disso, o médico pode também indicar em alguns casos suplementos alimentares ricos em fibras, como Metamucil, para melhorar o funcionamento intestinal.

O que é diverticulite causas?

Segundo o médico, os divertículos surgem como decorrência de fatores relacionados a estilo de vida, como má alimentação, obesidade e falta de atividade física. “Uma dieta rica em fibras junto com uma boa hidratação é a principal maneira de preveni-los, uma vez que essa dobradinha garante fezes mais pastosas.