O que o colangiocarcinoma? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Esse tumor de nome difícil, nada mais é que o carcinoma das vias biliares. Representando apenas 2% dos tumores e 5 a 30% dos carcinomas hepáticos, o colangiocarcinoma é considerado raro. O diagnóstico, em geral, ocorre aos 70 anos, com faixa etária se estendendo dos 50 aos 70 anos.
Como diagnosticar colangiocarcinoma?
O diagnóstico de colangiocarcinoma pode ser feito pela análise citológica da bile, de esfregaços do ducto acometido e de material obtido por punção aspirativa com agulha fina (por via percutânea ou guiada por ecoendoscopia).
Onde é mais comum o Colangiocarcinoma?
O que é o Colangiocarcinoma Perihilar (Tumor de Hilar ou Klatskin)? Esses cânceres se desenvolvem onde os ductos hepáticos direito e esquerdo se juntaram e estão saindo do fígado. Estes são o tipo mais comum de colangiocarcinoma, responsável por mais da metade de todos os cânceres do ducto biliar.
Qual exame detecta bilirrubina no sangue?
O exame bilirrubina total e frações é um exame de análise clínica, feito por meio da coleta de sangue em laboratório. A coleta do sangue para o exame de bilirrubina total e frações é feita como os demais exames laboratoriais: por meio de uma veia, geralmente no braço.