Referencial: ponto que determina se o objeto está em movimento ou repouso. Movimento: mudança de posição para se aproximar ou afastar do referencial. Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial.
Em física, sistema de coordenadas de referência ou referencial é utilizado para se medir e registrar as grandezas físicas, como por exemplo: posição, velocidade, aceleração, campos eletromagnéticos ou gravitacionais etc.
É chamado de referencial o corpo em relação ao qual se identifica se o móvel em estudo está em movimento ou em repouso. Sendo assim a noção que venhamos a ter de movimento ou de repouso de um corpo, sempre estará relacionada a outro corpo e dependerá dele para ser definida naquela circunstância.
Um corpo está em movimento em relação a um determinado referencial se a sua posição em esse referencial variar no passar do tempo. Um corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse referencial não variar ao decorrer do tempo.
O movimento de um móvel será classificado como retrógrado se a sua velocidade estiver no sentido oposto ao crescimento das posições. Nesse caso, a velocidade será considerada um número menor que zero (v < 0).
Como podemos classificar o movimento de um objeto que possui velocidade positiva e aceleração negativa? ... Movimento progressivo retardado.
O movimento progressivo é aquele em que o móvel caminha no mesmo sentido da orientação da trajetória. Aqui os espaços crescem no decorrer do percurso em função do tempo.
Trajetória é o percurso realizado por um determinado corpo no espaço, com base em um sistema de coordenadas predefinido. ... A trajetória pode variar para cada observador, visto que para cada referencial o sistema de coordenadas e a velocidade podem ser diferentes.