EQST

O Que Meliponario?

O que é Meliponario?

O Meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão (Meliponíneos) de vários tipos.

O que é necessário para montar um Meliponario?

- O meliponário deve ser localizado, de preferência, próximo de residências, em um terreno limpo, apoiado em bases fixas. Também pode ser pendurado no alpendre da casa ou em galpões, ficando sempre livre de predadores. - Dê preferência a locais próximos de residências para evitar roubos.

Qual são as abelhas?

  • As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apideae. ...
  • Esses insetos apresentam grande importância econômica e ecológica, produzindo diversas substâncias utilizadas pelo homem, como o mel, e sendo responsáveis pela polinização de diversas espécies.
Mais itens...

Quantas espécies de abelhas nativas existem no Brasil?

Só o Brasil possui mais de 300 espécies de abelhas — a grande maioria, ao contrário das africanizadas, com o ferrão atrofiado. É a maior diversidade no mundo desse tipo de abelha.

O que estuda a meliponicultura?

Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos), especialmente das tribos meliponini e trigonini. Na meliponicultura, as colméias são organizadas em Meliponários e era praticada há muito tempo pelos povos nativos da América Latina, em especial aqueles do Brasil e México.

O que precisa para criar abelhas sem ferrão?

Os princípios da criação Você pode montar um ninho-armadilha para atrair as abelhas — há caixas bem bonitas para comprar. Tem meliponicultores que vendem as colmeias prontas também. Antes de definir o local para a colmeia, garanta que não vá bater sol nela, sobretudo entre 9 e 16 horas. Varandas são opção.

Como iniciar criação de abelha sem ferrao?

Para receber as abelhas que estão voando, basta colocar a metade dos favos da criação em uma caixa vazia e instalá-la no lugar onde está a caixa-mãe. Enquanto a rainha que está botando permanece na colônia-mãe, uma nova nascerá na colônia-filha.

Quais são as abelhas que tem ferrão?

A espécie Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, é a mais conhecida entre as abelhas com ferrão. Desde os primórdios, ela vem sendo criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis. No entanto, esta espécie não existia no Brasil.

Qual a diferença da apicultura para a meliponicultura?

O setor trabalha com uma grande variedade de espécies, sendo que o nome apicultura é atribuído à criação de abelhas com ferrão e meliponicultura às sem ferrão. ... É equipado com laboratório para produção de rainhas e salas para os processamentos de cera, mel, geleia real, própolis e pólen.

O que é meliponicultura e qual a sua importância para a agroecologia?

Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos), especialmente das tribos meliponini e trigonini. Na meliponicultura, as colméias são organizadas em Meliponários e era praticada há muito tempo pelos povos nativos da América Latina, em especial aqueles do Brasil e México.

Qual a importância da meliponicultura para o meio ambiente?

O escopo da Meliponicultura é basicamente no âmbito sustentável das comunidades rurais e para proteção dos biomas tropicais. Neste sentido, as metas desta criação são conduzidas para a conservação e reposição das espécies nos seus habitats naturais e, caso haja flora abundante, para a comercialização do mel.

Precisa de licença para criar abelha?

Hoje, os interessados em iniciar uma criação de abelhas sem ferrão precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pois as espécies são consideradas animais silvestres.

O que preciso para criar abelhas?

Para começar a criação de abelhas é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.

Quais são as abelhas nativas?

A jataí, marmelada, mirim-guaçu, mirim-preguiça, iraí e mandaguari também são comuns em meliponários. Conheça outros tipos de abelhas nativas e suas especificidades: Melipona scutellaris – Uruçu, urussu, urussu-boi, irussu, eiruçu, iruçu: são abelhas grandes, famosas por seu porte avantajado.

Qual os tipos de abelhas sem ferrão?

As abelhas-sem-ferrão pertencem à tribo Meliponina (Hymenoptera, Apidae). São 52 gêneros e mais de 300 espécies identificadas com distribuição registrada para América do Sul, América Central, Ásia, Ilhas do Pacífico, Austrália, Nova Guiné e África.