Designa toda e qualquer fonte luz produzida pelo homem, como os refletores de luz contínua empregados no cinema ou na televisão, os flashes eletrônicos utilizados pelos fotógrafos ou até mesmo as prosaicas lâmpadas frias ou incandescentes que iluminam os ambientes domésticos, de trabalho, ou de lazer, como residências, ...
Detalhes com os quais os inventores das lâmpadas não tinham tempo para se preocupar, afinal, naquele tempo, o mais importante era ter uma boa iluminação....Pensando nisso, o Top 5 mostra as principais revoluções nas fontes de luz criadas e utilizadas pelo homem.
Top 5 – Fontes de luz artificial
Uma fonte de energia radiante emite energias com vários comprimentos de onda. A energia total emitida pela fonte é medida pela sua radiância. Reveja estes conceitos na página de propagação do calor Irradiação.
A luz natural que ilumina nosso planeta é produzida pelo astro chamado de sol, que está localizado a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra.
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.
A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica).