Os linfonodos ou gânglios são parte do sistema linfático do nosso organismo e de muitos animais incluindo cães e gatos. O sistema linfático é distribuído por todo corpo e é responsável pelo transporte da linfa e por participar em muitas funções imunológicas (de defesa) do organismo.
Esses gânglios palpáveis podem ser encontrados no pescoço (submandibulares), pernas (poplíteos) membros anteriores (cervical superficial) axilas (axilares) na virilha (inguinais) e também no abdômen e tórax (esses não palpáveis observados somente através do exame de ultra som e rx).
Esses linfonodos encontram-se agrupados em diversas cadeias: pré e pós auriculares, occipitais, submandibulares, submentuais, cervicais anterior e posterior, sendo as cervicais as mais importantes.
Linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos, são órgãos formados por tecido linfoide e estão distribuídos por todo nosso corpo. Eles estão localizados, por exemplo, nas axilas, na virilha e no pescoço e estão ligados a vasos linfáticos.
A dissecção completa dos linfonodos pode causar alguns efeitos colaterais a longo prazo. Um deles é o linfedema. Os gânglios linfáticos da virilha ou axila normalmente drenam o líquido das pernas e braços. Quando eles são removidos, o líquido pode se acumular causando inchaço dos membros.
Os gânglios (linfonodos) são responsáveis pela imunidade local e pela drenagem dos líquidos excedentes do braço. Quando se realiza a retirada destes gânglios o acúmulo de liquido por ocorrer.
A causa mais frequente é o linfonodo reacional. É uma reação a qualquer processo infeccioso ou inflamatório que esteja ocorrendo próximo àquela região. Por exemplo, sinusite, dor de garganta, infecção no ouvido ou problemas dentários podem causar o aparecimento destes carocinhos no pescoço.
os linfonodos submandibulares, situados entre a glândula submandibular e a face medial da mandíbula, drenam a região submandibular e porção lateral da língua. os linfonodos submentais, localizados entre os ventres anteriores, divergentes, dos mm.
Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são pequenos órgãos presentes em diversos lugares no corpo humano. Eles atuam principalmente na defesa do organismo e produzem anticorpos.