EQST

O Que IOF Zerado?

O que IOF zerado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é IOF zerado?

A decisão de zerar a alíquota do IOF sobre as operações de crédito faz com que o imposto não seja cobrado em empréstimos, financiamento, uso do cheque especial ou crédito rotativo. O início do imposto zerado foi no dia 3 de abril. A ideia inicial seria de manter por 90 dias.

Quando foi zerado o IOF?

No dia 3 de abril de 2020, a cobrança do IOF foi zerada para as operações de crédito no país. A princípio, a mudança aconteceu por três meses e foi prorrogada por mais 90 dias.

Como fica o IOF?

O valor da alíquota varia de acordo com a operação. O imposto é recolhido pelos bancos e repassado ao governo. O IOF é apurado diariamente. Pelas regras atualmente em vigência, a cobrança máxima do tributo é de 3% ao ano para pessoa jurídica e de 6% para pessoa física.

Foi prorrogada a isenção de IOF?

A alíquota original, de 3%, foi zerada em abril, para ajudar a mitigar os impactos da pandemia do coronavírus sobre a economia. A medida, que inicialmente deveria valer por três meses, foi sendo prorrogada - na última, foi estabelecido prazo até 31 de dezembro.

Até quando vai a prorrogação do IOF?

31 de dezembro A medida valerá até 31 de dezembro O presidente Jair Bolsonaro prorrogou a alíquota zero para o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito. A decisão está em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União de hoje (2).

O que é IOF cheque especial?

Esse valor é chamado de saldo devedor e entra no cheque especial, sobre o qual incide IOF calculado ao percentual diário (0,0082%) multiplicado pelo número de dias em que o saldo ficou excedente, mais o IOF adicional (0,38%) sobre o valor da dívida.

Vai prorrogar o IOF?

A prorrogação está no Decreto nº 10.504, de 2 de outubro de 2020, publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (2/10). Com a publicação do novo decreto, a redução do IOF incidente sobre operações de crédito teve prazo prorrogado e valerá até 31 de dezembro de 2020.