A Psicologia Institucional é o termo usado para designar a abordagem da psicologia nas instituições, fundamentada no referencial psicanalítico. Surgiu na Argentina na década de 60 e difundiu-se no Brasil através do estado de Rio Grande do Sul.
O conceito de sobreimplicação, que permite uma melhor compreensão do conceito de implicação, poderia ser definido como uma impossibilidade de analisar a implicação. ... O fato de o pesquisador achar que a escola é desejável, torna seu trabalho de análise particularmente complicado.
O trabalho de análise institucional se inicia quando dinâmicas não observadas se expressam, juntamente ao pedido explícito de intervenção. A atitude crítica faz aparecer as demandas de intervenção que nunca são espontâneas, mas produzidas tanto no encontro analítico quanto previamente a ele.
Bleger (1984) utiliza uma definição de instituição dada por Fairchild, onde relata: “Organização de caráter público ou semipúblico que supõe um grupo diretório e, comumente, em um edifício ou estabelecimento físico de alguma índole, destinada a servir a algum fim socialmente reconhecido e autorizado.
Análise das condições de vida dos usuários e demandas para o Serviço Social. Necessidades e demandas sociais e o planejamentos das políticas sociais.