O Que IGRT?

O que é IGRT?

A Radioterapia Guiada por Imagens (IGRT) surgiu da necessidade de localizar de forma mais precisa o tumor ou os órgãos internos acometidos no instante do tratamento, para que houvesse melhor correlação com as imagens de referência.

Qual a diferença entre IMRT e IGRT?

Formas avançadas de entregar altas doses de irradiação para somente a região tumoral, protegendo tecidos sadios (IMRT) e certificando-se de que toda aplicação de irradiação seria entregue precisamente no tumor, independente de sua possível movimentação diária (IGRT), aumentariam as taxas de controle tumorais e ...

O que é DRR radioterapia?

A forma mais comum de posicionamento para o tratamento é utilizando portais filmes, que são radiografias realizadas com o mesmo feixe de tratamento e que são comparadas às radiografias reconstruídas digitalmente (DRR) pelos sistemas de planejamento a partir da tomografia utilizada para este fim.

Quais imagens são produzidas em radioterapia?

Existem diferentes opções de tecnologia integradas na sala de tratamento e as mais utilizadas incluem: imagem com raios-x de kilovoltagem ou megavoltagem (EPID), com ultrasonografia, tomoterapia, tomografia convencional e “ConeBeam CT” com kilovoltagem (KV) ou megavoltagem (MV).

O que é Fotoimunoterapia?

O termo fotoimunoterapia é uma combinação das técnicas “fotodinâmica” e “imunoterapia”. A primeira corresponde à administração de uma droga fotossensibilizante (sensível à luz) e sua respectiva ativação por meio da sua exposição a uma luz com comprimento de onda específico.

Qual é a função da radioterapia?

O que é radioterapia? É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.

Qual o valor da sessão de radioterapia?

O tratamento particular da radioterapia custa de R$ 4 mil a R$ 12 mil. As sessões são diárias e duram cerca de 20 minutos.

Como funciona a Fotoimunoterapia?

Pesquisadores dos Institutos Nacional de Saúde dos Estados Unidos desenvolveram uma nova técnica, a fotoimunoterapia, que utiliza raios de luz infravermelha para destruir tumores. O paciente recebe uma injeção com versões modificadas de anticorpos HER2, EGFR ou PSMA, que grudam nas células cancerosas.

Como funciona a imunoterapia?

A imunoterapia é um tratamento que consiste em alterar o sistema imunológico de um paciente através de proteínas sintetizadas em laboratório, ou em potencializar a força do sistema imunológico para que este identifique e ataque as células cancerosas.

Quais são os benefícios da radioterapia?

O tratamento de radioterapia é altamente eficaz contra diferentes tipos de câncer. A técnica, que consiste em atacar o tumor diretamente usando radiação ionizante, é responsável por 40% dos casos de cura da doença no mundo.

Quais os tipos de tratamento existem na radioterapia?

Enquanto que o paliativo tem a função de melhorar a qualidade de vida do paciente por meio da diminuição da dor, sangramento e outros sintomas. Além disso, a radioterapia tem duas opções para ser administrada: a teleterapia e a braquiterapia. A teleterapia é todo tipo de radiação que vem de fora para dentro.