EQST

O Que Hermenutica Ontolgica?

O que é hermenêutica ontológica?

6 A teoria hermenêutica filosófica ou ontológica parte de premissas teóricas nem sempre claras e racionais, propondo- se a mergulhar nas profundezas dos (pretensos) significados autênticos das palavras e da compreensão humana como um todo, seguindo, neste ponto, as ideias de Martin Heidegger.

O que é ontologia heideggeriana?

Resumo: A Ontologia Fundamental é o projeto heideggeriano que visa, com o alcance do sentido do Ser em geral, fundamentar todas as demais ontologias possíveis, uma vez que estas se caracterizam por investigar modos de ser específicos.

Qual a importância da hermenêutica ontológica para o Direito?

É certo que a norma jurídica tem importância para o Direito. ... Entretanto, a exata compreensão da norma só é possível através de uma ontologia hermenêutica do Direito como um todo. Somente aí será possível descortinar seus princípios fundantes e avaliar as conseqüências decorrentes de sua concreção.

O que é hermenêutica no contexto filosofico?

Hermenêutica é uma palavra com origem grega e significa a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso. ... Segundo a filosofia, a hermenêutica aborda duas vertentes: a epistemológica, com a interpretação de textos e a ontológica, que remete para a interpretação de uma realidade.

O que é a fenomenologia hermenêutica?

A fenomenologia-hermenêutica tem possibilitado compreender os significados que o ser humano atribui à sua existência no mundo da vida e, por meio de sua linguagem, em discursos, chegar à compreensão de suas ações. ... Quando o ser humano fala com o outro produz os discursos.

O que estuda a ontologia?

Apropriando-se da obra de Chauí (2003), a palavra ontologia é formada por outras duas: onto que significa “o Ser” e logia, “estudo ou conhecimento”. Assim, Ontologia significa “estudo ou conhecimento do Ser, dos entes ou das coisas tais como são em si mesmas, real e verdadeiramente”.

O que o método fenomenológico de Heidegger trás em discussão?

O método fenomenológico se torna um método de explicitação ontológica. ... O logos da fenomenologia do ser-aí tem a característica de um hermeneuein que anuncia a compreensão do ser, incluída no ser-aí, o sentido autêntico do ser em geral e as estruturas fundamentais de seu próprio ser. (HEIDEGGER, 1960, p. 37).

O que é fundamento ontológico?

Falar de fundamentos ontológicos significa nos remeter às origens, à natureza das coisas e de conceitos. Neste caso, vamos buscar entender melhor as origens da ética a partir de seus conceitos, suas classificações e como não poderia deixar de ser, sua evolução histórica.

O que é a hermenêutica jurídica e qual é a sua importância para o direito?

"a hermenêutica jurídica tem por objetivo o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito". Do que foi dito do jurista brasileiro, determina que a hermenêutica jurídica seria uma parte da ciência do Direito ou uma teoria científica da interpretação.

Qual a função da hermenêutica no mundo do direito?

A Hermenêutica Jurídica é o ramo da Teoria da Geral do Direito, destinado ao estudo e ao desenvolvimento dos métodos e princípios da atividade de interpretação. A finalidade da Hermenêutica, enquanto domínio teórico é proporcionar bases racionais e seguras para uma interpretação dos enunciados normativos.

O que é leitura hermenêutica?

Na leitura hermenêutica pode haver a distinção entre compreensão gramatical, a partir do conhecimento da totalidade da língua, do texto e da materialidade linguística, bem como da compreensão discursiva, pelos diferentes efeitos de sentido que um mesmo texto encerra em seu contexto.

O que visa a hermenêutica filosófica?

Hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional refere-se ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito.

Qual a relação entre fenomenologia e hermenêutica?

A fenomenologia hermenêutica de Heidegger é o esforço filosófico de resgatar essa circularidade que acontece na diferença entre o ente e o ser. Isso para poder morar autenticamente dentro da circularidade e não para suprimi-la em nome da objetividade e neutralidade.

O que Éfenomenologia?

Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. ... Na psicologia, a fenomenologia baseia-se em um método que busca entender a vivência dos pacientes no mundo em que vivem, além de compreender como esses pacientes percebem o mundo a sua volta.

Para que serve uma ontologia?

A ontologia define as regras que regulam a combinação entre os termos e as relações. As relações entre os termos são criadas por especialistas, e os usuários formulam consultas usando os conceitos especificados. Uma ontologia define assim uma “linguagem” (conjunto de termos) que será utilizada para formular consultas.

Qual o objetivo do método de Heidegger?

Assim, chegamos ao último estágio do método heideggeriano, de acordo a obra Heidegger e o problema do conhecimento, o diagnóstico do senso comum. Neste ponto Guignon é breve e afirma que em toda sua obra, Ser e Tempo, Heidegger tem como objetivo a “superação da auto-evidencia complacente do senso comum”.

O que é o método fenomenológico?

O método fenomenológico é um método de abordagem, que estuda o fenômeno tal qual ele se manifesta, com o objetivo de compreender sua essência. O método fenomenológico é um dos métodos de abordagem mais complexo de se entender.