O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. ... Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.
O Tropicalismo foi um movimento brasileiro de ruptura cultural que, na música, tem como marco o lançamento, em 1968, do disco Tropicália ou Panis et Circencis.
O Tropicalismo surgiu através de artistas que se apresentavam em programas de músicas da Rede Globo e da TV Record. ... A Tropicália surgiu e recebeu esse nome com a influência do movimento antropofágico de Oswald de Andrade, a partir de uma obra de Hélio Oiticica.
O movimento tropicalista exprimiu novas formas de ser, sentir e pensar o Brasil em um momento de polarização ideológica, indo além; estabelecia contato com o universo de novas linguagens da contracultura e suas principais proposições.
A Tropicália foi um movimento na música popular brasilera, surgido no final dos anos 1960, influenciado pelos movimentos de vanguarda e pela cultura pop, isto é, misturava a cultura brasilera a outras estéticas.
Esse foi um movimento tão importante que ajudou até a derrubar a ditadura no Brasil! A Tropicália, ou Tropicalismo, surgiu em 1967, ainda no tempo da ditadura militar. Um grupo de artistas, cantores, poetas e compositores se reuniram para trazer algo novo para o cenário artístico brasileiro. E conseguiram.
Caracterizado como um movimento libertário e revolucionário, ele buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova, a fim de aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop, do rock, da psicodelia.
O tropicalismo teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda como, por exemplo, o concretismo. ... O tropicalismo inovou também em possibilitar um sincretismo entre vários estilos musicais como, por exemplo, rock, bossa nova, baião, samba, bolero, entre outros.
Rogério Duarte é artista gráfico, músico, compositor, poeta, tradutor e professor. Explicação: Considerado um dos mentores intelectuais do movimento tropicalista, Rogério foi também um dos primeiros a ser preso e a denunciar publicamente a tortura no regime militar.
As letras desse estilo eram diferentes do que era feito pelos artistas tropicalistas. Canções com letras tristes, que enfatizavam derrotas, solidão, partidas, baixo astral e escuridão.
Músicas
Pode-se destacar como Tropicalismo: as obras musicais de Chico Buarque, que seguiam a tradição da bossa nova dos anos de 1950. os filmes de Nelson Pereira dos Santos, com análises bastante renovadoras da sociedade brasileira. as composições de Caetano Veloso, com experiências musicais renovadoras.
Resposta:A Tropicália foi o movimento que surgiu para subverter convenções culturais e sociais. Simultaneamente, os tropicalistas vinham para contestar a política nacional. As músicas foram consideradas manifestos poéticos que exigiam liberdade de expressão e faziam, de um jeito divertido, sérias críticas políticas.
O Tropicalismo aguçou a relação entre arte e política, entre arte e sociedade, levando ao limite as possibilidades de se fazer música, de se fazer arte e, ao mesmo tempo, produzir significações que não podiam ser imediatamente consumíveis.
“Uso também batas, linho, roupas largas e leves, calças hippies, colares característicos”, descreve. Essas são apenas algumas das ideias que compõem o estilo da década de 60 e 70. A professora Patrícia ainda descreve outros trajes ícones do Tropicalismo.
Principais propostas estéticas:
Em sua complexidade conceitual, o tropicalismo assimilou matrizes criativas distintas – desde o considerado desprezível ao mais sofisticado estilo – e estabeleceu um diálogo profícuo entre cultura de massa, mercado, tecnologia, modernidade e tradição, superando velhas dicotomias éticas e estéticas.
"Como atitude, o tropicalismo está presente em outras produções culturais da época, como a encenação de 'O Rei da Vela'; de Oswald de Andrade, pelo Grupo Oficina; ou no filme 'Terra em transe', de Glauber Rocha; ou nas experiências de artes plásticas de Hélio Oiticica.
Figura principal no tropicalismo, Caetano gravou seu álbum de estreia, Caetano Veloso, em 1967, porém, foi lançado só um ano depois. A sonoridade é uma espécie de bossa-nova executada por roqueiros psicodélicos, com harmonias vocais barrocas misturadas a arranjos de metais. O resultado é impressionante.
Sincrético e inovador, aberto e incorporador, o Tropicalismo misturou rock mais bossa nova, mais samba, mais rumba, mais bolero, mais baião. Sua atuação quebrou as rígidas barreiras que permaneciam no País. Pop x folclore. Alta cultura x cultura de massas.
Algumas das características do Tropicalismo foram:
Resposta. Resposta: CBN - Tropicália - 50 anos de revoluções - Em 1968, a Tropicália foi batizada e seus fundadores gravaram o disco-manifesto do movimento.
Os principais representantes do tropicalismo foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia (todos baianos), Os Mutantes, Torquato Neto, Tom Zé, Jorge Mautner, Jorge Ben e Rogério Duprat.
Caetano Veloso e Gilberto Gil foram dois grandes nomes da Tropicália justamente por utilizar os elementos do movimento com perfeição e aplicá-los as mudanças políticas, sociais e ao desenvolvimento dos indivíduos.
Em maio de 1968, começaram as gravações do álbum que seria o manifesto musical do movimento, do qual participaram artistas como Gal Costa, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé - além dos poetas Capinam e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat (responsável pelos arranjos do LP).