O que foi o Seminrio do Alto da Boa Vista? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O seminário do Alto da Boa Vista, o quarto realizado, tinha como intenção analisar os documentos de teorização elaborados anteriormente, em Araxá, Teresópolis e Sumaré, além de assessorar outros grupos de estudos para futura produção de trabalhos, com o propósito de selecionar esses novos trabalhos e produzir um quarto ...
O que foi o Seminário de Sumaré?
Resultados e discussões: O Seminário de Sumaré aconteceu do dia 20 a 24 de novembro de 1978 e contou com a participação de 25 Assistentes Sociais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, os quais tiveram como temas a serem discutidos, o Serviço Social e a Cientificidade, o Serviço Social e a ...
É correto afirma sobre o documento do Alto da Boa Vista que?
Teoria. Gabarito Comentado 8. É correto afirma sobre o Documento do Alto da Boa Vista que: É uma tentativa de aproximação com a prática profissional salientada em Araxá, Teresópolis e Sumaré. ... Permite apenas destacar a prática profissional do Documento de Teresópolis.
Qual a importância dos seminários de Araxá Teresópolis e Alto da Boa Vista?
Nesses seminários, promovidos pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar os estudos de futuros profissionais da área.
O que foi o Seminário de Araxá?
constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil que encontra sua formulação no primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social que foi promovido pela CBCISS em Araxá e que teve como desdobramento um segundo Seminário realizado em Teresópolis.
Em quais locais foram realizados dois seminários de extrema importância para o início do desenvolvimento da vertente renovadora do Serviço Social?
O SEMINÁRIO DE ARAXÁ (MG) E O SEMINÁRIODE TERESÓPOLIS (RJ) Durante a ditadura militar foram realizados dois seminários de teorização do Serviço Social, o Seminário de Araxá (MG) e o Seminário de Teresópolis(RJ).
O que é um seminário e como Realizá-lo?
O seminário é um gênero oral que serve para apresentar um conteúdo a determinado público, utilizando, se necessário, recursos audiovisuais e outros, com intuito de qualificar a apresentação. Ele serve para diferentes situações, como trabalhos escolares, divulgação de relatórios ou defesa de projetos.
O que é o documento de Araxá?
O Documento de Araxá tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas como capazes de formulá-las e administrá-las, ou seja, rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro. ...
O que foi o documento de Teresópolis?
Após a reunião em Araxá no ano de 1967, com o objetivo de teorizar o Serviço Social foi encontrado ainda a necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social face à realidade brasileira. 1- Teoria do Diagnóstico e da Intervenção em Serviço Social- A intervenção do Serviço Social. ...
Qual a importância do Seminário de Araxá?
constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil que encontra sua formulação no primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social que foi promovido pela CBCISS em Araxá e que teve como desdobramento um segundo Seminário realizado em Teresópolis.
Quais as principais características do documento de Araxá?
O documento de Araxá surge durante o Movimento de Reconceituação como manifestação de inquietação da categoria na profissão, e compõe marco histórico para o Serviço Social, tendo como objetivo principal romper com o assistencialismo, comportamento herdado do tradicionalismo na prática profissional.
Qual a importância do documento de Araxá para o Serviço Social?
Esse documento traz que o Serviço Social necessitava de uma nova configuração, a começar pela teorização, sendo assim era preciso que a prática profissional fosse mais pautada em princípios teóricos e em ações que servissem melhor à sociedade brasileira (AGUIAR, 1989).
Quais seminários que marcaram a perspectiva modernizadora no Serviço Social?
A Perspectiva Modernizadora tem seu ápice por meio de documentos fundamentais: os seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970) organizados pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social).
Como se faz um seminário passo a passo?
Para montar um seminário, devemos seguir os passos:
Entender melhor sobre o tema, pesquisando bastante sobre o assunto;
Definir quais partes deverão ser a introdução, o desenvolvimento e conclusão. ...
Separar cada parte do tema e definir melhor qual pessoa ficará responsável por apresentar cada uma.
11 de mai. de 2020
Quais são as etapas de um seminário?
A técnica do seminário inclui três etapas sucessivas: preparação, desenvolvimento e apreciação final. Cada uma das etapas envolve várias ações dos professores e alunos, que poderão ser adequadas em função da situação específica de cada disciplina ou tema e do tempo disponível. trabalho de cada grupo.
O que foi o documento de Araxá Serviço Social?
O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais, diz respeito ao “rompimento” com as bases mais tradicionais da profissão, com os processos de Casos, Grupos e Comunidades. O que foi proposto não foi um rompimento propriamente dito, mas o tradicional sobre novas bases.
Quais as principais características do documento de Teresópolis?
O Documento de Teresópolis foi centralizado na “necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social face à realidade brasileira”. ... No Documento de Teresópolis o dado relevante é que a perspectiva modernizadora se afirma não apenas como concepção profissional geral, mas sobretudo como pauta interventiva.
Quais são as principais características do documento de Teresópolis?
O Documento de Teresópolis é uma continuação de Araxá e busca aplicar uma pespectiva modernizadora e instrumentalizar o profissional do Serviço Social para lidar com as problemáticas em um cenário de Ditadura e suas demandas.
O que é a perspectiva modernizadora do Serviço Social?
A perspectiva modernizadora do serviço social pode ser vista como uma resposta à crise de legitimidade, isto é, a necessidade de reconceituar o papel funcional e social da área, que adepta ao positivismo tende a adotar uma postura neutra e por vezes inócua para o cumprimento dos objetivos propostos.
Quais os principais condicionantes que marcaram o processo de renovação do Serviço Social?
Há quatro aspectos que sinalizam os nós mais decisivos do processo de renovação do Serviço Social: a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político; a diferenciação das concepções profissionais; inserção do Serviço Social na interlocução acadêmica e cultural como protagonista que tenta cortar com a ...