b) Por que a massa de pão cresce? ... Quando a massa é deixada em repouso após o amassamento, as leveduras realizam uma reação química denominada de fermentação. Durante a fermentação, os carboidratos presentes na massa são convertidos em gás carbônico (CO2) e etanol (álcool).
Isso ocorre porque a levedura consome todo o açúcar que está dissolvido na água, e a partir disso ela consegue se desenvolver. Ao se desenvolver, a levedura respira de forma aeróbia, liberando gás carbônico, que infla o saquinho.
Misturadas à massa, as leveduras começam a “comer” os açúcares que fazem parte da farinha. À medida que elas digerem lentamente esses elementos, liberam gás carbônico. Ou seja, soltam bolhas de gás, que fazem a massa crescer. Já o fermento químico, ou em pó, pode ser usado em bolos e outras receitas.
O calor do forno faz com que o pirofosfato ácido de sódio e o bicarbonato de sódio reajam mais rapidamente e gerem mais gás carbônico. Assim, mais e mais bolhas são liberadas, e a massa se expande.
Então, para substituir o fermento pronto na sua casa, basta colocar no bolo uma pequena quantia de bicarbonato de sódio e, ao final do preparo, acrescentar o ácido! Pode ser suco de limão, creme tártaro ou até um pouco de vinagre branco.
A farinha de trigo integral é ótima para substituir a farinha branca, porque tem um alto teor de fibras. ... A fibra contribui para a saúde do intestino, sendo uma boa alternativa para pessoas que sofrem de prisão de ventre, além de aumentar a sensação de saciedade.
A farinha de trigo branca ou refinada é produzida a partir de grãos de trigo que passam por um processo de refinamento. É nesse processo que são retiradas a casca e o germe de trigo, onde se concentram os principais nutrientes do grão, como as fibras, as vitaminas e os minerais.