Exemplo de programa usando gets() para armazenar uma string
Em qualquer sistema operacional os programas retornam algum código quando são finalizados, no Linux quando um programa retorna zero isso significa que ele funcionou corretamente e não teve nenhum erro, agora se retorna outro valor além de zero quer dizer que houve algum erro.
A palavra-chave return é utilizada para declarar a informação a ser retornada pela função. A mesma funciona também para finalizar a execução do bloco de instrução da função, retornado assim, o valor que estiver a sua frente.
Como em qualquer linguagem mainstream, o return encerra a execução da função corrente, voltando exatamente para o ponto onde ela foi chamada. Eventualmente ele poderá devolver um valor como resultado da função, ou seja, onde a função foi chamada terá o valor de retorno usado na expressão ali construída.
Para executar a função, de forma semelhante ao que ocorre em outras linguagens, devemos simplesmente chamar seu nome e passar os parâmetros esperados entre parênteses, conforme o código a seguir.
Na definição de uma função, a palavra reservada no cabeçalho é def , que é seguida pelo nome da função e alguns parâmetros entre parênteses. A lista de parâmetros pode ser vazia ou conter qualquer número de parâmetros separados pos vírgulas. Em qualquer caso, os parênteses são obrigatórios.
Costuma-se chamar o primeiro parâmetro de self porque a maioria dos programadores Python já reconhece esse nome como o nome do objeto a ser invocado no método; ademais, esse é o padrão especificado pela PEP-8. Por isso mesmo, via de regra é melhor utilizar self como o nome do primeiro parâmetro dos métodos.
Uma lista (list) em Python é uma sequência ou coleção ordenada de valores. ... O valores que formam uma lista são chamados elementos ou itens. Listas são similares a strings, que são uma sequência de caracteres, no entanto, diferentemente de strings, os itens de uma lista podem ser de tipos diferentes.
Operador Relacional é todo operador que obtém a relação do membro a esquerda com o membro a sua direita. É comum na programação A necessidade de conhecer a relação entre diversos operandos para que então, o nosso programa assuma determinada característica, ou invoque alguma funcionalidade.
Simples: pegamos o valor que a pessoa vai digitar e dividimos por 100 (porcentagem = por cem tagem).
Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.
A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.
Operadores aritméticos: + , - , , / , // (divisão inteira), * (potência)
Os operadores aritméticos são utilizados na execução de operações matemáticas, tais como a soma e a subtração, por exemplo....Operadores aritméticos.
Também é possível obter a parte inteira da divisão, com o uso do sinal de divisão repetido, // ....OPERADORES MATEMÁTICOS.
Operadores aritméticos
AND, NAND, OR, XOR e NOT são os principais operadores lógicos, base para a construção de sistemas digitais e da Lógica proposicional, e também muito usado em linguagem de programação. Os operadores AND, NAND, OR e XOR são operadores binários, ou seja, necessitam de dois elementos, enquanto o NOT é unário.
Para modificar a ordem de avaliação das operações, é necessário usar parênteses como em qualquer expressão aritmética. Operador de módulo (isto é, resto da divisão inteira). Por exemplo, 8 MOD 3 = 2. ... Tem a maior precedência entre os operadores aritméticos binários (aqueles que têm dois operandos).
Os operadores são comandos que aplicamos as expressões que escrevemos em nossos programas para executar uma ação (a operação). Um exemplo é uma operação de soma (+), que utilizamos em nossas calculadoras: nós recebemos dois operandos, uma operação e o programa nos retorna o resultado da execução dessa expressão.
Operadores Aritméticos São aqueles que estudamos na escola, aquelas funções básicas de somar, subtrair, multiplicar, dividir, etc. Neste caso se os operandos são números(INTEGER e FLOAT) podem ser usados normalmente, se forem de outro tipo, seus valores serão convertidos antes da realização da operação.
Os operadores lógicos entram quando precisamos realizar operações sobre um ou dois valores booleano (verdadeiro ou falso). ... Para realizar essa análise precisamos realizar uma operação sobre os valores booleanos que foram retornados pelas comparações e para isso usamos um operador lógico.
Além dos operadores lógicos binários, o operador unário ! pode ser usado para realizar uma negação lógica de um único operando: converte um operando zero em um, e um operando diferente de zero em zero.
|| OU lógico, disjunção (operador binário). Uma expressão usando && é verdadeira somente se ambos os operadores forem verdadeiros (não zero). Uma expressão usando || é falsa somente se ambos os operadores forem falsos (zero). A precedência do operador de negação lógica é a mais alta (no mesmo nível que o ``-'' unário).