A elipse é uma figura de linguagem que consiste na omissão de algum termo que pode ser compreendido pelo contexto.
Significado de Sinonímia substantivo feminino Particularidade das palavras que são sinônimas; relação de sentido entre duas palavras (vocábulos) que possuem significação muito particular ou própria. Análise e/ou teoria a respeito dos sinônimos.
Figura de linguagem que utiliza a omissão do termo na oração A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.
A silepse é uma figura de linguagem que está na categoria de figura de sintaxe (ou de construção). Isso porque ela está intimamente relacionada com a construção sintática das frases. A silepse é empregada mediante a concordância da ideia e não do termo utilizado na frase.
A silepse de pessoa ocorre quando há um desvio de concordância. O verbo, mais uma vez, não concorda com o sujeito da oração, mas sim com a pessoa que está inscrita no sujeito. Exemplos: O que não compreendo é como os brasileiros persistamos em aceitar essa situação.
* Silepse de número: ocorre quando o sujeito é um coletivo e o verbo passa a fazer a concordância no plural. Observe o exemplo: ... (Observe que “público” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “começaram” está no plural.)
As Figuras de Sintaxe são recursos associados à organização e estrutura gramatical das frases. Elas são classificadas em assíndeto, polissíndeto, anacoluto, apóstrofe, elipse hipérbato, pleonasmo, silepse e zeugma.
substantivo feminino Gramática Processo pelo qual se atribui a certas palavras de uma frase o que convém a outras.
[ Gramática, Retórica ] Inversão da ordem directa de palavras correlativas pertencentes ao mesmo constituinte.
As Figuras de Sintaxe ou Figuras de Construção correspondem a um grupo das figuras de linguagem - ao lado das figuras de pensamento, figuras de palavras e figuras de som. ... Assim, as figuras de sintaxe operam de diversas maneiras na frase, seja na inversão, repetição ou na omissão dos termos.
Veja: "Ela preferiu ficar em casa; ele [preferiu] sair." Foram empregadas duas palavras opostas: "ausência" e "presença". Há repetição de uma mesma ideia no período, marcada pelas palavras "sonhos", "sonhei" e "sonhado". Houve omissão do verbo "querer", que apareceu no começo do texto.
Gramática
Elipse. Frequentemente utilizada na linguagem falada, a elipse se caracteriza pela omissão de um termo da oração, que fica subentendido, não prejudicando a compreensão do conteúdo da oração. Exemplo de elipse do sujeito: Está decidido!
Resposta. Resposta: a) Hipérbato, porque há uma alteração na ordem direta da oração. A ordem direta seria: Eu já fiz tudo o que ele disse.
Figuras de sintaxe
Eufemismo
Resposta: Alternativa b: Foi salvo pelo melhor amigo do homem. Explicação: A antonomásia, também chamada de Perífrase, é a figura de palavra que substitui uma palavra por outra(s) que a identifique.
Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. ... Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.