EQST

O Que Despesa Por Credor?

O que é despesa por credor?

É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. É o segundo estágio da despesa orçamentária. A liquidação da despesa é, normalmente, processada pelas Unidades Executoras ao receberem o objeto do empenho (o material, serviço, bem ou obra).

O que é o Fiplan?

Sobre o Fiplan Trata-se de uma solução web que integra sistemas de gestão de planejamento, execução orçamentária, prestação de contas e receita pública, entre outros sistemas corporativos.

Como acessar o Fiplan Bahia?

Para questões operacionais de acesso, entre em contato pelo e-mail acesso.fiplan@seplan.ba.gov.br ou telefone 71 3115-3901 (para os módulos de Planejamento) ou pelo e-mail acesso.fiplan@sefaz.ba.gov.br ou telefone 71 3115 5044 (para os módulos de Finanças e Contabilidade).

Qual a natureza das contas do passivo?

O passivo tem natureza credora por que são valores que a empresa obteve com a confiança dos fornecedores (e demais credores) de que a empresa irá pagar.

Qual é a natureza das contas?

O que é natureza de uma conta? A natureza das contas contábeis: Débito tem origem no latim (debita) que quer dizer um montante devido a alguém, enquanto que crédito (creditum) se refere a um empréstimo com confiança.

Qual a natureza das contas de despesa?

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos. Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica.

Qual a natureza das contas de receitas?

Grupo de Receitas: Estas contas representam a variação positiva do patrimônio e possuem natureza credora. Desta forma, quando o saldo aumenta, credita-se, quando o saldo diminui, debita-se. Grupo de Custos: Estas contas representam a variação negativa do patrimônio e possuem natureza devedora.

Qual a natureza das contas retificadoras?

Uma conta retificadora do Ativo, não possui a natureza desse grupo, isto é, devedora; possui natureza credora. Logo, ela ao invés de aumentar o saldo do grupo, irá diminuí-lo. De maneira similar, uma conta retificadora do Passivo ou Patrimônio, não possui natureza credora; possui natureza devedora.

Quais são as naturezas das contas contabeis?

Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

O que é natureza das contas contábeis?

O que determina na movimentação de valores se é débito ou crédito na entrada ou a saída de valores é natureza da conta. Se a natureza é devedora, para aumentar o valor da conta eu debito, para diminuir o valor da conta eu credito.

Quais são as contas retificadoras?

As contas retificadoras são grupos de contas utilizadas para ajustar o saldo de um mesmo grupo de contas no balanço patrimônial. Ou seja, elas podem estar inseridas tanto no ativo, quanto no passivo ou ainda direto no patrimônio da empresa.

Quais são as contas retificadoras do PL?

Retificadoras do PATRIMÔNIO LÍQUIDO As contas retificadoras do PATRIMÔNIO LÍQUIDO são: Capital a Realizar; Prejuízos Acumulados; Ações em Tesouraria; Dividendos Antecipados.

O que é natureza contábil?

A natureza D/C significa ser conta Hibrida ou Mista, ou seja, possui saldo Devedor ou Credor. ... No Passivo estão elencadas contas contábeis que apresentam saldo final predominantemente CREDOR.

O que é natureza contabilidade?

PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC. NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

Quais são as naturezas das contas?

Natureza da ContaMais 2 linhas

O que é uma conta de natureza credora?

Natureza credora e devedora As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos. Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica. Quando uma conta dessas serve como origem (crédito) de recursos, ela se torna mais positiva.

Qual a natureza da conta duplicatas a receber?

É uma conta redutora, ou seja, entra com saldo negativo no Ativo, deduzindo os valores a receber dos clientes (conta Duplicatas a receber).

Quais são as contas redutoras?

As contas redutoras mais recorrentes no ativo (circulante ou permanente) são:
  • Provisão para Devedores Duvidosos (PCLD);
  • Depreciação acumulada;
  • Capital a realizar;
  • Duplicatas descontadas.
13 de mai. de 2019