EQST

O Que Dermatite Crnica Granulomatosa?

O que é dermatite crônica granulomatosa?

A Doença Granulomatosa Crónica (DGC) é uma doença geneticamente determinada (hereditária), caracterizada por uma incapacidade das células fagocitárias (também denominadas de fagócitos) em produzir peróxido de hidrogénio e outros oxidantes necessários para eliminar certos microrganismos.

Quais são as doenças Granulomatosas?

As doenças granulomatosas são afecções que se caracterizam pela presença do granuloma, que é resultado de um processo de defesa e cicatrização do organismo. Ele pode ser classificado em dois tipos: específico (hanseníase, leishmaniose e tuberculose) e não-específico (granulomatose de Wegener e sarcoidose) (1).

Quando ocorre a inflamação granulomatosa?

Esse tipo de inflamação ocorre quando há agentes agressores difíceis de serem erradicados, formando uma aglomeração de células de defesa para envolver o agente agressor na tentativa de contê-lo. Por ser um mecanismo de defesa, uma boa resposta imunitária celular é essencial para a organização dos granulomas.

Quais os tipos de antígenos e células podem causar uma doença granulomatosa?

As três maiores categorias de antígenos que causam PH são os agentes microbianos, proteínas animais e substâncias químicas de baixo peso molecular. Dentre os agentes microbianos destacam-se as bactérias, fungos e amebas.

Como se forma granuloma?

Por que um granuloma se forma? O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.

Porque inflamação granulomatosa é considerada uma inflamação crônica?

Inflamação Crônica A inflamação granulomatosa é um padrão distinto de reação inflamatória crônica caracterizada pelo acúmulo focal de macrófagos ativados, que geralmente desenvolvem uma aparência epitelióde. Sua origem está relacionada com as reações imunológicas.

O que é granuloma na medicina?

Granuloma é o termo médico usado para designar um tipo de inflamação no tecido do organismo humano, em forma de nódulo, formado principalmente como consequência da reação de células imunológicas que tentam eliminar "agentes estranhos" ao corpo.

Por que a tuberculose é chamada de uma doença granulomatosa?

É uma doença granulomatosa que está relacionada, inicialmente, com a inala- ção da bactéria e termina com uma resposta de hipersensibilidade tardia, mediada por linfócitos T. A patogenia da tuberculose depende do poder da bactéria sobreviver no citoplasma de macrófagos (PAIVA, 2006).

São exemplos de processo inflamatório crônico Granulomatoso?

A inflamação granulomatosa, ou inflamação crônica específica, é uma apresentação distinta de inflamação crônica, apresentada em casos de agentes agressores difíceis de serem erradicados....São exemplos de granulomatoses:
  • Tuberculose.
  • Sarcoidose.
  • Blastomicose.
  • Brucelose.
  • Sífilis.
  • Lepra.
13 de nov. de 2012

Como forma o granuloma?

Por que um granuloma se forma? O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.