EQST

O Que Contrato De Licença De Uso De Marca?

O que é contrato de licença de uso de marca?

Definição: O contrato de licença de uso da marca se destina a autorizar o uso efetivo, por terceiros, de marca regularmente depositada ou registrada no INPI, devendo respeitar o disposto nos Artigos 139, 140 e 141da Lei n. 9.279/96 (LPI). ... A remuneração só é possível pelo registro da marca expedida pelo INPI.

Quem pode requerer a averbação do contrato de licença de uso de marca?

O pedido pode ser feito exclusivamente através de protocolo no sistema e-Contratos, no portal do INPI. Quem pode requerer averbação? Qualquer das partes contratantes.

O que é um contrato de licenciamento?

Contratos de licenciamento são aqueles que concedem uma licença temporária para uso de marca, imagem ou propriedade intelectual com fins econômicos, sendo que esse contrato não concederá a posse, mas sim o direito de uso.

Quem é a autoridade que atualmente faz o registro e a averbação dos contratos de transferência no Brasil?

Esses contratos devem ser registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o qual intervém diretamente no conteúdo das contratações.

O que é contrato de licença de uso de software?

O licenciamento de software funciona como um tipo de contrato estabelecido entre o fabricante (desenvolvedor) e a pessoa ou empresa que o usará. Nele, podem existir restrições para downloads, instalações, manutenções, alterações (mudanças no código-fonte), uso de certas funcionalidades e distribuição.

Qual a diferença entre franquia e licença de uso de marca?

Assim, a principal diferença é que, enquanto a franquia oferece mais suporte e mais segurança, o licenciamento oferece mais autonomia. Para o empreendedor que busca menos riscos, a franquia aparece como a melhor opção. Assim, é necessário estudar para entender melhor qual o seu perfil de gestão.

Como fazer averbar de contrato no INPI?

Login no Sistema e-INPI. Cadastrado no Sistema e-INPI....
  1. Pagar a Guia de Recolhimento da União. Emissão e pagamento da GRU (relativa ao serviço). ...
  2. Peticionar. ...
  3. Acompanhar o serviço. ...
  4. Tomar conhecimento da decisão.

Como licenciar uma patente?

O proprietário da patente pode, no entanto, licenciar sua fabricação através de um acordo comercial. Assim, o licenciamento é uma autorização concedida pelo titular da patente a uma ou mais empresas para fabricação e comercialização do produto coberto pela patente.

Quais são os tipos de contratos de marcas e patentes?

Saiba quais são os tipos de contratos de marcas e patentes
  • Cessão de marca e cessão de patente. ...
  • Contrato de franquia. ...
  • Contrato de licenciamento e uso de marcas e patentes. ...
  • Licença de uso de marca. ...
  • Licença para exploração de patentes. ...
  • Licença compulsória de patente.

Qual contrato é objeto de uso dos software?

[2] Art. 28 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regulamenta os direitos autorias. [3] O que tratamos aqui como “contrato de software” é nada mais do que um contrato que tem o software e os direitos a ele relacionados como objeto principal.

Qual a licença de software utilizada?

GNU General Public License (GNU GPL) No Brasil, a licença se popularizou pela alcunha de licença de uso geral. É o principal modelo de licenciamento de código aberto, assegurando ao usuário o direito de rodar o sistema em suas máquinas, estudar e modificar o código-fonte e redistribuir o programa.

Qual a diferença entre franquia e licenciamento?

A operação da loja ou revenda é de total responsabilidade do licenciado, que tem liberdade para operar da forma que desejar – e não recebe nenhum tipo de suporte da marca licenciadora. ... No franchising, além da marca, o franqueado deve receber todas as informações necessárias para montar e operar um negócio.

Qual a diferença entre franquia e loja própria?

Ao obter uma franquia, você investe em um modelo de negócio pronto que pode ser menos flexível do que um empreendimento próprio. No entanto, você terá suporte, conhecimento de mercado e uma marca estabelecida no setor. ... Para exemplificar, imagine um investimento no segmento ótico e a escolha de uma determinada franquia.

O que é um contrato de transferência de tecnologia?

É o contrato pelo qual uma das partes se obriga a transmitir a outra uma determinada tecnologia ou conhecimentos técnicos exclusivos, empregados na produção e comercialização de bens e serviços.

Quanto tempo decorre da data do depósito do pedido de patente para essa divulgação?

É importante que o inventor não divulgue o objeto da sua patente antes de realizar o depósito no INPI, uma vez que a patente deve apresentar o requisito de novidade. A legislação brasileira permite a divulgação durante os 12 meses anteriores ao depósito ou à prioridade do pedido.

Quanto se ganha por uma patente?

O titular da patente pode cobrar royalties de um interessado que queira comercializar ou produzir o objeto patenteado. O valor dos royalties é de livre negociação entre as partes e costuma ser pago em percentual sobre faturamento ou a preço fixo por unidade comercializada.

O que é licenciamento de propriedade intelectual?

O licenciamento envolve a exploração de produtos ou serviços protegidos por propriedade intelectual, que já estão concedidos quanto por aqueles que ainda estão sob exame do respectivo órgão competente.