Ambas as doutrinas são opostas ao capitalismo e buscam eliminar todos os tipos de desigualdade social, acabar com a exploração dos trabalhadores e, com isso, pôr fim à divisão de classes. Por esses motivos, tanto o comunismo quanto o socialismo são classificados no espectro político como regimes de esquerda.
Desta forma, esta espécie de comunismo primitivo foi essencial para o desenvolvimento da sociedade humana. Criou laços na comunidade e facilitou a sobrevivência, que era essencial graças às condições adversas existentes.
No socialismo, o Estado seria responsável por coordenar a produção e a distribuição de bens e serviços de acordo com as necessidades da sociedade. Também não haveria classes sociais ou propriedade privada dos meios de produção.
Em alguns momentos isso gerou catástrofes, como no caso do Holodomor entre 1932 e 1933. Durante esses anos, uma transferência de alimentos da Ucrânia para outras partes da União Soviética ocasionou a morte de milhões de ucranianos.
O comunismo continuou a se fazer sentir em muitos movimentos depois disso, como é o caso de Thomas Münzer e dos anabatistas, em seitas puritanas da América do Norte nos séculos XVII e XVIII.
Outros intelectuais fizeram a proposta reformista, conhecida como social-democrata. Eles diziam que o melhor era usar o Estado para reformar e controlar o Capitalismo.
O comunismo foi um sistema pensado por Karl Marx, que não explicou muito sobre como seria na prática. A preocupação dele era mais em descrever o Capitalismo de sua época e propor a organização dos trabalhadores para superá-lo.
Já no comunismo, a economia é planejada diretamente pela sociedade, por meio de conselhos de trabalhadores e outras formas de autogestão. O Estado perde seu sentido e deixa de existir.
Segundo esta doutrina, o último ponto da luta de classes é o proletariado contra a burguesia. Este conflito levaria ao fim da sociedade burguesa, ao desaparecimento das classes e à sua substituição por uma sociedade socialista e, em seguida, comunista.
Não existem muitos países que se autodenominam socialistas ou comunistas. Muitos dos países que foram governados por partidos comunistas abandonaram o modelo socialista após a queda do Muro de Berlim em 1989 e a dissolução da União Soviética em 1991.
O comunismo é uma corrente de pensamento político e social que propõe a eliminação da propriedade privada dos meios de produção e a instauração de uma sociedade igualitária e sem classes.
Veja também: Anarquismo, Anarquia, características de uma pessoa anarquista e diferenças entre o anarquismo e comunismo.
Socialismo e comunismo são dois termos que descrevem sistemas políticos e econômicos que buscam a igualdade social e a distribuição igualitária de recursos.
Assim, considera que o desenvolvimento da capacidade de produção, graças à técnica e à ciência, desencadeia uma evolução onde a sociedade escravagista daria lugar à sociedade feudal.
Em seu livro A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, Engels faz referência ao comunismo primitivo, a forma de vida que existia desde a Pré-História. Quando foram formadas as primeiras organizações humanas, as propriedades eram partilhadas por todos, assim como os meios de produção e de distribuição. As atividades para obtenção de comida eram feitas em comum.
Já o pai do comunismo, Karl Marx, tinha uma visão crítica da religião, considerando-a como uma forma de alienação e opressão que deveria ser superada em uma sociedade socialista ou comunista.
Já o socialismo, visa uma sociedade totalmente igualitária. Prega a igualdade das classes sociais e o controle de renda e comércio pelo Estado. O comunismo é uma evolução do socialismo e também promove uma sociedade igualitária, sem classes sociais, onde a você pertence o que você produz.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
6 - Quais das características abaixo podem ser atribuídas ao socialismo: 1 - Economia de mercado, propriedade privada e ditadura do proletariado. ... III - Economia planificada, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa privada. IV - Economia de mercado, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa estatal.
AJUDA, URGENTE!! 1- Que ocorreu na União Soviética em decorrência das mudanças sócio-políticas instauradas pela Revolução Russa de 1917? (A) Estatização dos principais meios de produção.
(Quentin Skinner, historiador inglês, 1998). O que permite o autor sustentar, respectivamente, a tese do descrédito e a da validade do marxismo, fundamenta-se: a) no fracasso das experiências socialistas em nosso século e no aumento extraordinário tanto da riqueza quanto da pobreza no mundo.
Resposta: Apenas a I - As características abaixo podem ser atribuídas ao socialismo são, economia de mercado, propriedade privada e ditadura do proletariado.
Economia planificada, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa privada. Economia de mercado, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa estatal.
A economia socialista é um sistema econômico caracterizado pela propriedade coletiva dos principais meios de produção. ... propriedade colectiva dos principais meios de produção, todos os setores da economia são coletivizados; planificação ostensiva de toda a de produção econômica.
Após a Revolução de Outubro de 1917 e a implementação do Socialismo a Rússia se afastou da Monarquia Absolutista, sistema de governo que adotava até Março de 1917 e que tentaram reimplementar durante a guerra civil russa, iniciou um processo de afastamento dos interesses agrários e dos latifundiários e em direção à ...
pós a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). ... Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas.
As principais medidas Lenin após assumir o poder da Rússia foram retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial e acabar com a propriedade privada. Após isso, colocar em prática um plano econômico chamado de comunismo de guerra.
Em 1917, inicia-se a primeira fase da Revolução Russa, que em 15 de março culminou na derrubada do governo czarista e autocrata do país, destituindo Nicolau II do cargo de czar e dando lugar a um governo provisório liberal.
* 3 pontos Lênin Trotsky Stalin Rasputin Kerensky.
Os soldados reivindicavam a saída da Rússia da Primeira Guerra, os camponeses continuavam exigindo a reforma agrária e os operários ainda pleiteavam melhores salários e melhores condições de trabalho. Os bolcheviques, defensores dessas ideias, conquistaram rapidamente o apoio da população.
Resposta. A entrada da Rússia na guerra serviu para acirrar os ânimos entre os opositores do regime czarista. Em 1917 estoura a chamada Revolução Russa e, em outubro deste mesmo ano, após a subida dos bolcheviques ao poder, a Rússia finalmente deixa a guerra.
Resposta: O que gerou a revolução no império russo em 1917 a 1928 foi o descontentamento da população russa, ou seja, muitos governantes eram ricos e 90% da população russa passava fome, frio e queriam sair da primeira guerra mundial, muitos anos atras viam ideias de outros governos invés do governo russo provisório na ...
Teve vários motivos, de iniciaram enta revolução, pelo fato de que a maior parte da população era pobre e submetida as pessoas de alta classe, ate as no meio urbano, as terras eram de domínio dos nobres, causando enorme tensão da população, durante a entrega de um abaixo assinado, que seria entregue de forma pacifica ...
Revolução Russa - Fatores Verá que havia um grande atraso social, uma sociedade rural, com aumento da miséria e burguesia fraca. Também havia atraso econômico, com economia agrária, redução das indústrias, aumento da concentração fundiária e aumento da inflação.
Resposta:Essa insatisfação ocorreu por falta de democracia, total absolutismo, extrema pobreza, fome , falta de propriedades,etc. Lênin prometia coisas muito básicas: Paz,pão e terra.
Como vimos , a situação da Rússia era marcada por problemas sociais ,econômicos e políticos que se agravaram com a entrada do país na primeira guerra mundial . A tensão chegou ao ápice em 1917 ,abrindo caminho para a revolta popular que culminou na revolução russa .
Agiam politicamente em função da grandeza imperial e da ampliação de seu poder como déspota. O czarismo era um regime bastante parecido com o absolutismo. A falta de liberdade, no regime czarista era quase absoluta, mesmo para a nobreza, classe social teoricamente livre mas que vivia subjugada pelo czar.
Vladimir Lênin